Alfredo Soares

Tsunami Amarelo: Como o Mercado Livre alcançou o topo do marketplace nacional

Considerado o maior portal de comércio eletrônico da América Latina, o Meli atingiu um recorde de receita líquida no 2º trimestre deste ano: US$ 2,6 bilhões.

Tsunami Amarelo: Como o Mercado Livre alcançou o topo do marketplace nacional

Atualmente, quase 80% das vendas pela internet no Brasil passam pelos marketplaces. Segundo a Neotrust, os “shoppings online” foram os grandes responsáveis pelo faturamento de R$ 161 bilhões no e-commerce nacional somente em 2021, um crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. No grupo de empresas que tiveram destaque para que esses números fossem possíveis, o Mercado Livre aparece como líder absoluto entre as demais, dominando inclusive o ranking de tráfego, Gross Merchandise Volume e número de pedidos no primeiro trimestre de 2022.

Considerado o maior portal de comércio eletrônico da América Latina, o Meli atingiu um recorde de receita líquida no 2º trimestre deste ano: US$ 2,6 bilhões. O total supera em 52% o mesmo período de 2021. Foram 143 milhões de itens vendidos com uma média de 6,6 produtos por comprador. Além disso, só o Brasil representa 56% da receita líquida total, o que levou a empresa a expandir sua atuação por aqui. A previsão é que quatro novos centros de distribuição sejam inaugurados em São Paulo até o fim de 2022, aumentando em mais de 1 milhão de pacotes a capacidade logística diária e dobrando o potencial de entregas de encomendas no país. A novidade faz parte do pacote de investimentos da empresa no Brasil, que tem expectativa de chegar a R$ 17 bilhões esse ano, 70% a mais do que em 2021.

As estratégias de crescimento do Meli estão baseadas em três pilares:         

*LOGÍSTICA – Segundo dados da Baymard Institute, cerca de 60% dos consumidores desistem da compra devido a dificuldades na etapa de entrega, e o Mercado Livre sabe disso como ninguém. Não é à toa que, há três anos, mais de 95% das entregas da empresa eram realizadas pelos Correios e, atualmente, esse número é totalmente coberto por uma operação logística própria que conta com quase 20 mil veículos, além de aeronaves e centros de distribuição por todo o mundo. Graças a isso, só no Brasil, mais de 1,5 milhões de itens foram entregues diariamente durante a pandemia.

*DADOS – A empresa tem uma leitura muito clara do perfil de compra dos seus usuários e utiliza isso como estratégia para definir seus próximos passos, cruzando essas informações com dados externos do ambiente macroeconômico. Por conta disso, definiu recentemente que também vai direcionar seu plano de vendas para atacar os supermercados, tendo em vista a análise de gastos dos consumidores em itens mais básicos no lugar dos produtos eletrônicos. Anúncios no Google são grandes aliados da empresa para analisar o comportamento dos clientes.

*DIVERSIFICAÇÃO – Explorando as tendências globais, o Mercado Livre desenvolveu sua própria fintech: o Mercado Pago, que foi responsável por quase 40% de toda sua receita consolidada em 2021. A empresa atualmente já conta com mais de 38 milhões de clientes ativos e registrou um crescimento de 72% no volume de pagamentos em 2022, superando os US$ 30 bilhões.

“O Mercado Livre hoje é uma das plataformas mais poderosas para vendas na internet. O próprio Mercado Ads, que é a ferramenta de anúncios da empresa, traz um grande diferencial competitivo para as mãos dos vendedores que querem um crescimento sólido e lucrativo no marketplace. Definitivamente o Meli traz uma fonte de renda mais fácil para quem está começando, principalmente pelas facilidades que a plataforma oferece” explica Thiago Franco, especialista e influenciador oficial do Mercado Livre.

Com essa tsunami amarela varrendo o mercado nacional uma coisa é certa, a temporada de surf nos marketplaces do Brasil está longe de terminar.

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