O ator Bruno Gagliasso acaba de estrear a temporada carioca de seu espetáculo teatral Um Certo Van Gogh, em que faz o personagem-título, genial pintor que sofria de esquizofrenia. Ao mesmo tempo, dedica-se à construção de seu novo personagem na telinha, o jovem Tarso, de Caminho das Índias, que na nova trama de Glória Peres, sofre do mesmo distúrbio mental, uma doença que provoca ausência de respostas emotivas, desordem nos pensamentos, alucinações e delírios. “Meu personagem vai surtar, vai levar choques, vai passar por vários tratamentos, mas só vai melhorar com a ajuda da arte. A Glória Peres mostrará nessa novela o sucesso de terapias alternativas que conseguem reintegrar os esquizofrênicos à sociedade através de atividades como música, dança, pintura e jardinagem”, conta o ator, feliz por ser a imagem de mais uma campanha social lançada pela autora em uma novela.
Acostumado a fazer personagens perturbados, bad boys, homossexuais e afins, Bruno já tinha bagagem para interpretar o esquizofrênico Tarso por conta de sua preparação para a peça, e agora estuda ainda mais a fundo o comportamento e o tratamento das pessoas que sofrem de esquizofrenia. “Pesquisei muito, li, estudei, participei de workshops, fui a hospitais psiquiátricos. Acho bacana a abordagem desse tema pela Glória, porque muita gente ainda tem preconceito, acha que o esquizofrênico é alguém que baba e agride os outros, quando, na verdade, são pessoas que podem levar uma vida normal, trabalhar, casar e ter filhos. Essa novela vai mudar o conceito do que significa ser louco”, declara.
Na nova trama, que substituirá "A Favorita" no primeiro trimestre de 2009, o personagem de Bruno Glagliasso estará no mesmo núcleo dos personagens de Antônio Caloni, Cristiane Torloni e Marjorie Estiano. “O Tarso vai desenvolver a esquizofrenia por pressão da família, que o obriga a ser uma coisa que ele não quer”, adianta o ator. Na história, sua mãe (Cristiane Torloni) espera que ele seja perfeito e o pai (Antônio Caloni) quer que ele seja um empresário bem sucedido. Tarso também enfrentará problemas na relação com a namorada, interpretada por Marjorie Estiano. O personagem é inspirado numa história da vida real, a de Hamilton de Jesus, vocalista da banda Harmonia Enlouquece, que já sofreu muito com a esquizofrenia, mas também foi salvo pela arte, e reencontrou a sanidade através da música.
Apesar da dupla jornada de trabalho, Bruno tem sido visto frequentemente nas badalações, sempre acompanhado de alguma bela mulher, mas desde que terminou seu casamento de dois anos com atriz Camila Rodrigues, há cerca de seis meses, ainda não assumiu publicamente nenhum novo namoro. Teve um rápido relacionamento com Cléo Pires, com quem contracenou em Ciranda de Pedra e, avesso a falar de sua vida pessoal, classifica como “amigas” as demais beldades com quem tem sido constantemente flagrado em clima de romance. Entre elas estão a modelo Carol Trentini, a atriz Priscila Fantin, a produtora de moda Júlia Faria, ex de Júnior Lima, e a atriz Giovanna Ewbank, que interpreta a garota de programa Sharon, em A Favorita.
Fonte: Jornal da Paraíba