Curiosidade

Casu Marzu: o queijo mais perigoso do mundo é italiano, da região da Sardenha

Esses pequenos seres criam buracos por toda a roda de queijo, e com isso, vão secretando enzimas que digerem parte das proteínas do alimento.

Casu Marzu: o queijo mais perigoso do mundo é italiano, da região da Sardenha

De acordo com a cultura local, com uma fatia de melão e uma torrada com azeite, o queijo é mais que perfeito. — Foto:Reprodução

Os queijos podem ser encontrados das mais diversas formas, ainda mais na Itália, onde cada região é conhecida pelo seu queijo de assinatura. Feitos com leite de cabra ou de vaca, mais terrosos, adocicados, florais ou super salgados – existe um queijo ideal para cada pessoa, situação ou mesmo vontade. Existe até mesmo, um queijo para aqueles que gostam de viver no limite.

Na ilha italiana de Sardenha, uma receita passada de pais para filhos a séculos associa queijo, feito com leite de cabra a larvas de mosca. Isso mesmo. Aquelas pequenas larvinhas que aparecem quando carne ou outros alimentos estão apodrecendo.

Mas calma aí, não fique com cara de nojo – tudo aqui é feito com muita higiene e livre de doenças!

Chamado de Casu Marzu, esse queijo é feito à base de leite de cabras, e pode ser encontrado em diversas cidadezinhas interioranas na Sardenha.

Leia mais:           

A tradução de Casu Marzu literalmente significa “queijo podre”. As dezenas de centenas de larvas de mosca que crescem e se alimentam do queijo podem causar desdém e nojo numa primeira olhada, mas é exatamente a presença delas que dá ao queijo o seu sabor e textura típicos.

Esses pequenos seres criam buracos por toda a roda de queijo, e com isso, vão secretando enzimas que digerem parte das proteínas do alimento. O resultado? Um queijo muito mais cremoso, e com sabor encorpado.

As larvas chegam lá depois de uma exposição controlada a fêmeas da “mosca do queijo”, que deposita seus ovos na roda. Depois de 40 a 90 dias, a outrora sólida roda de queijo de cabra, se torna cremosa e cheia de buracos. O sabor final é picante, diferente, encorpado e a textura lembra até mesmo uma massa de biscoito.

Tudo isso é o trabalho das larvas. Hoje, esse queijo é uma das atrações principais em casamentos na Sardenha e outras ocasiões especiais. Acompanhado de um bom vinho tinto, se torna uma festa completa.

Além de perigoso, hoje poucas pessoas sabem como fazer o Casu Marzu propriamente, e o estado veio a proibir sua comercialização. Quem ainda produz o diferente queijo, produz para consumo próprio.

De acordo com a cultura local, com uma fatia de melão e uma torrada com azeite, o queijo é mais que perfeito, mas claro, se você tiver coragem de provar essa delícia peculiar que é encontrada na maravilhosa Itália.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows

2

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

3

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

4

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

5

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio