A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre (MG) aprovou uma lei que cria um dia especial para o Saci Pererê, personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. A opinião dos moradores da cidade sobre a decisão está dividida.
A lei institui o dia 31 de outubro como o Dia do Saci Pererê, mesma data em que é comemorado o Dia das Bruxas, tradição da cultura norte-americana.
O “Sítio do picapau amarelo” e as revistas em quadrinhos divulgaram as histórias deste personagem popular. “Quem ajudou a difundir o Saci no Brasil foi Monteiro Lobato, que o colocou em suas histórias. Ziraldo também contribuiu muito ao criar a turma do Saci Pererê”, afirma a educadora Anete Perrone.
A cor da pele e o cachimbo representam a África, o gorro faz alusão à Europa e o nome é de origem indígena. A lenda do Saci Pererê surgiu no final do século 18 e é recheada de detalhes. Dizem que ele vivia solitário no meio da mata, mas também afirma-se que o Curupira e a Mula Sem-Cabeça eram seus amigos. De acordo com a lei, eles devem ser homenageados no mesmo dia que o Saci.
Para que o dia 31 de outubro seja instituído como o Dia do Saci Pererê em Pouso Alegre, o prefeito precisa sancionar o texto.
G1