JORNALISTA

CMJP homenageia jornalista Antonio Vicente com ‘Título de Cidadão Pessoense’

Escritores, jornalistas, intelectuais, juristas e artistas prestigiaram, na tarde desta sexta-feira (26), a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Pessoe

CMJP homenageia jornalista Antonio Vicente com ‘Título de Cidadão Pessoense’

Escritores, jornalistas, intelectuais, juristas e artistas prestigiaram, na tarde desta sexta-feira (26), a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Pessoense ao jornalista do Correio da Paraíba, Antônio Vicente. A homenagem foi uma propositura do vereador Ubiratan Pereira (PSB). Vicente atua, hoje, no caderno de Cultura do Correio.

“Hoje eu estou vivendo um dos grandes momentos de minha vida. Para mim é uma grande honra estar fazendo parte da composição de uma mesa repleta de autoridades importantes da cultura, do jornalismo, da música, da política e da justiça”, destacou Antônio Vicente, ao iniciar seu pronunciamento na tribuna bastante emocionado.

Segundo ele, essa honraria lhe dá mais responsabilidade e estímulo para realizar, cada vez mais, um trabalho sério no jornalismo e em prol da cultura paraibana. “Esse Título me dá mais responsabilidade e combustível para desempenhar meu trabalho cada vez melhor”, declarou.

Ainda emocionado, o jornalista finalizou seu discurso, agradecendo a todos, destacando os nomes dos amigos, companheiros de profissão, e revelando para todo mundo que, a partir de agora, com esse Título de Cidadão Pessoense, iria circular pela cidade dizendo que era filho de João Pessoa.

Bira afirmou na tribuna que estava sentindo muita honra e alegria por ter sido o autor, na Casa, da homenagem ao jornalista, escritor, poeta e amigo, Antônio Vicente. O parlamentar ressaltou que tem sido muito cauteloso e criterioso, no seu mandato, na apresentação de honrarias e comendas. Durante seu pronunciamento, ele fez um relato, de forma resumida, da historia de vida e trajetória profissional de Antônio Vicente.

“Antônio Vicente nasceu em 17 de dezembro de 1953, na cidade de Piancó, no sertão da Paraíba. É jornalista formado pela UFPB desde 1981, ano que iniciou sua carreira no Sistema Correio da Paraíba. De lá para cá, são trinta anos na mesma empresa. Seu trabalho nas páginas de cultura lhe rendeu três prêmios, dois concedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba e uma pela Associação de Empresas de Transportes Coletivos, com uma matéria publicada sobre a passagem da Coluna Prestes pela cidade de Piancó. Já trabalhou no Semanário Contraponto, onde ganhou o prêmio da AETC, em 2008. Como pesquisador da música nordestina e da MPB, Vicente é sempre convidado para debates e palestras sobre música em eventos”, destacou o socialista.

O homenageado recebeu o Título de Cidadão Pessoense ao lado da irmã, Socorro Vicente. As sobrinhas Dalila, Flávia, Fernanda e Lavínia também prestigiaram o tio. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, Lande Seixes, compareceu a sessão e disse que era uma satisfação e um prazer estar na Câmara para também homenagear Antônio Vicente. “Em matéria de cultura, nosso amigo vai deixar um legado para João Pessoa e o Estado”, acrescentou. O secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nonato Bandeira, também esteve presente e enalteceu as qualidades do jornalista, sempre o chamando de companheiro e amigo. “Antônio Vicente sempre fez o bem, sempre olhou as pessoas de uma forma generosa. Sempre contemplando as pessoas pelo o que elas são, não pelo o que elas podem representar naquele momento”, observou Nonato. “Obrigado Toinho pela sua existência e amizade”, disse o professor Bira.

O editor geral do Jornal Correio da Paraíba, jornalista Walter Galvão, representou o Sistema, e, na tribuna, fez questão de destacar que todos os profissionais de imprensa da Paraíba aprenderam e continuam aprendendo, ao longo de mais de 20 anos, com a postura, profissionalismo e história de vida de Antônio Vicente. “Temos que aplaudir um trabalho tão importante que Antônio realiza como escritor e repórter”, completou.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

VÍDEO: bois ‘invadem’ trecho da BR-101 na Paraíba e deixam trânsito lento

2

Cotidiano

Acidente com caminhão e motociclista deixa trânsito lento em Manaíra

3

Cotidiano

Bairro de Mangabeira completa 41 anos e terá shows em praça pública

4

Cotidiano

VÍDEO: Abandonado, Hotel Tambaú tem cenário de guerra e criadouro gigante de mosquito da dengue

5

Cotidiano

Açude Acauã chega a 70% da capacidade e atinge maior volume em 12 anos