Situada à 242km de São Paulo, Brotas se diferencia das cidades vizinhas por ser o “território dos esportes radicais”. A estância turística, com população estimada de 20 mil pessoas, recebe em média 2,5 mil turistas por semana, número que aumenta para 10 mil nos feriados prolongados.
O significativo número de turistas vai em busca de aventura. Cerca de 15 esportes radiciais são praticados em Brotas. Dentre eles, o rafting (descida de rios como bote inflável), o arvorismo (trilhas aéreas pelas copas de árvores) e rapel (descida vertical de paredões de rocha) merecem ser citados.
Outro ponto positivo da região é a elevada quantidade de cachoeiras e a incontestável beleza natural de suas paisagens.
Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola, onde se destaca também a agroindústria da cana, que hoje gera a maior parte da mão-de-obra local.
Origem do nome
Quatro hipóteses norteiam a origem do nome Brotas: Brotas de olho d’água; Brotas de broto de capim (mato que brotava após pousadas de trilheiros); Brotas como derivativo de “bolotas” (bolos característicos fabricados no lugar); a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas.
Sendo Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa.
Terra Com informações da Prefeitura de Brotas
Conheça Brotas, a cidade dos esportes radicais
Situada à 242km de São Paulo, Brotas se diferencia das cidades vizinhas por ser o "território dos esportes radicais"
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano