Fenômeno

Conjunção entre Marte, Vênus e a lua pôde ser vista na Paraíba; confira imagens

Astrônomos amadores da Paraíba aproveitaram para registrar e compartilhar belas imagens desse momento.

Conjunção entre Marte, Vênus e a lua pôde ser vista na Paraíba; confira imagens

Astrônomos amadores registraram imagens do fenômeno — Foto:Anderson Dantas

Quem prestou atenção no céu no início da noite da última segunda-feira (12), pôde contemplar um espetáculo: a conjunção entre Marte, Vênus e a Lua. Astrônomos amadores da Paraíba aproveitaram para registrar e compartilhar belas imagens desse momento.

A Lua, à apenas 385 mil quilômetros da Terra, estava 8% iluminada, em fase crescente, e sua visão se destacava pela presença da chamada “luz cinérea”, que nada mais é do que a Luz do Sol refletida na Terra iluminando de forma tênue o lado escuro lunar. A luz cinérea também é chamada de “o brilho de da Vinci” porque foi Leonardo da Vinci quem explicou o fenômeno há mais de 500 anos. A explicação vem do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e que estava a cerca de 108 milhões de quilômetros de distância. É o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua e é, juntamente com Mercúrio, um dos planetas em que podemos observar suas fases através de telescópios. Nessa segunda (12), ele podia ser visto 87% iluminado.

Já Marte estava a 372 milhões de quilômetros de distância. Além de estar mais distante, o Planeta Vermelho é bem menor e reflete menos luz que as nuvens de Vênus. Por isso, ele aparece bem menos brilhante à esquerda e um pouco acima de Vênus, conforme indicou Zurita.

Confira imagens:

Felipe Sérvulo – Taperoá
Eneida Pereira – João Pessoa
Marcelo Zurita – João Pessoa

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

2

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

3

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio

4

Cotidiano

Moradores de Guarabira PB-073 em protesto contra aumento no número de acidentes na rodovia

5

Cotidiano

Fios de poste pegam fogo e causam susto em moradores no bairro de Manaíra