Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cotidiano

Editoria sobre Cotidiano ir para editoria →

Alerta

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados em relação a ataques de abelhas

Caso presencie a passagem de uma ‘nuvem’ de abelhas, o Corpo de Bombeiros recomenda que a população mantenha uma distância segura e espere os insetos passarem.

É importante manter a distância e não mexer em colmeias (Foto: Reprodução)

Por

Com a chegada da primavera até o início do verão, ocorre naturalmente o processo de migração das abelhas em busca de um ambiente onde será construída a nova colmeia. Esse período de deslocamento das abelhas pode gerar acidentes para a população, que pode vir a sofrer ataques e picadas.

Enquanto estiverem se deslocando, as abelhas não podem ser exterminadas nem capturadas, e caso alguém aja desta forma, estará passível de responder por crime ambiental, conforme prevê a Lei Federal 9.605 de 1998, em seu artigo 29, que prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Caso presencie a passagem de uma ‘nuvem’ de abelhas, o Corpo de Bombeiros recomenda que a população mantenha uma distância segura e espere os insetos passarem, e caso esteja próximo, é aconselhável deitar ou sentar em um local até que elas terminem o seu trajeto.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) orienta sobre os cuidados necessários para evitar picadas das abelhas e o que fazer caso sofra este tipo de acidente.

É importante ter atenção com crianças e idosos, pois eles têm locomoção mais dificultada para conseguir fugir diante de um possível ataque. Oriente seus filhos a não chegarem perto de colmeias e a não jogarem objetos nas abelhas. Também é importante manter animais domésticos afastados da colmeia, pois as abelhas se irritam com barulhos e isto pode desencadear um ataque. Não tente se aproximar nem remover a colmeia por conta própria e não mate as abelhas, pois isso poderá agitá-las ainda mais.

Em caso de acidentes com abelhas, ligar imediatamente para o 193, pois o Corpo de Bombeiros possui profissionais capacitados e com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atender este tipo de ocorrência. Caso esteja sendo atacado e consiga fugir, abaixe-se, corra preferencialmente em ziguezague e procure proteger a face e pescoço, se possível com alguma vestimenta ou pano. Envolva a vítima com uma manta ou lençol, para tentar protegê-la de novas picadas.

E lembre-se: as abelhas têm função essencial para a natureza, pois são responsáveis pela polinização que garante a produção de sementes e frutos, bem como a reprodução de diversas plantas. Diante disso, é fácil entender sua importância e garantir a preservação.

LEIA TAMBÉM:

 

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Terminam hoje inscrições para Pedal Cooperativo que vai beneficiar o Hospital Padre Zé, em João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa entrega mais um trecho padronizado da Avenida Epitácio Pessoa

Inmet emite alerta de baixa umidade para 111 municípios paraibanos

MC Venenosa morre aos 32 anos devido complicações respiratórias e família pede ajuda para velório