Negligência

Degradação do Centro Histórico aumenta criminalidade em ponto turístico de João Pessoa

Os turistas que vêm a João Pessoa e se interessam em conhecer as origens da capital do estado se deparam com prédios pichados e até aparentemente abandonados, além de ruas esquisitas para andar de um ponto a outro.

Atualmente, o Centro Histórico de João Pessoa vivencia uma crescente onda de violência e crimes em seu entorno. O monitor turístico local do Centro Histórico, David Marques, chama atenção para o fato de que os assaltos são frequentes na região. De acordo com ele, todas as noites há registros de assalto e, algumas vezes, acontecem também na parte do dia. Ele credita as altas taxas de criminalidade ao estado de abandono em que o Centro Histórico se encontra.

Adriana Araújo, que mora e trabalha no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, alerta para o fato de que “geralmente um lugar que não é cuidado pelas autoridades, fica um pouco abandonado mesmo. Então, é claro que acontecem vários crimes”. Ela acredita que o incentivo para concretização de moradias no local é uma saída para a revitalização. “Nós moradores, a gente que ama isso aqui, a gente cuida. Eu acho que o Centro Histórico tem que ter moradia, para que possa ser revitalizado”, ressalta Adriana.

Apesar da degradação aparente, há projetos para revitalizar pontos importantes do Centro Histórico, sendo que já foram liberados recursos para andamento das obras. A deputada Estela Bezerra (PSB), lamenta os recursos que têm sido perdidos devido à não execução das obras. “Esses recursos existiam, acho que o total do investimento era mais de R$ 3 milhões. Uma parte dele foi realizada, que foi a Casa da Pólvora, o Hotel Globo não foi realizada e também a recuperação das ruas também não vi ser realizada até onde eu acompanhei o debate”, afirma a deputada.

Ela ainda destaca que “esse patrimônio vem sendo tratado inadequadamente e recentemente temos presenciado situações de violência, abandono, degradação e que precisa de uma atuação dos poderes públicos e da sociedade”.
Pontos turísticos importantes para a história da cidade de João Pessoa permanecem fechados para visitação ou até mesmo em condições impróprias, como é o caso do Conventinho. O convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves está completamente coberto pela mata. A estrutura do local está além de abandonada, depredada. As pichações cobrem todas as paredes e muros tanto na parte externa quanto interna, já que as portas e janelas foram arrombadas. A reforma do local já foi prometida pela Prefeitura de João Pessoa, mas até agora não foi iniciada.

Já o Hotel Globo, outro ponto turístico importante do Centro Histórico, está passando por uma restauração e revitalização que se arrasta há quase um ano, desde agosto de 2015. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), a obra de revitalização está na fase final. De acordo com a placa instalada no local, a obra foi iniciada em 15 de agosto de 2015 e deve ser concluída em 16 de agosto de 2016.

De acordo com a Coordenadoria do Patrimônio Histórico (COPAC) a parte mais demorada, que foi a construção do muro de arrimo, já foi concluída. A Seinfra detalhou que estão sendo realizadas obras de pintura, reestruturação completa de esquadrias, esculturas, janelas e portas e restauração da estrutura da barreira, além da manutenção de pátios e jardins.

O valor total da revitalização do Hotel Globo está orçado em R$ 770 mil, de acordo com a Seinfra, que não detalhou a quantidade proveniente de recursos federais e municipais. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), sendo posteriormente aprovado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual (Iphaep). A obra é parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC II).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]