
A partir da década de 1980, a data ganha força a partir da iniciativa de Ana Elisa do Couto (1926-2007), uma senhora portuguesa avó de quatro netas e dois netos. — Foto:Reprodução
O Brasil celebra nesta terça-feira (26) o Dia dos Avós. A data surge em referência a Santa Ana e São Joaquim, que segundo a tradição católica, são os pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A partir da década de 1980, a data ganha força a partir da iniciativa de Ana Elisa do Couto (1926-2007), uma senhora portuguesa avó de quatro netas e dois netos.
Dona Aninha, como era conhecida, achava que ninguém dava o devido valor aos avós e se dedicou a divulgar a data no Brasil, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Canadá, Suíça e diversos outros países.

Antiga gravura de autor desconhecido mostra Joaquim e Ana com Maria bebê nos braços
Curiosidades sobre o Dia dos Avós
Acredita-se que Santa Ana influenciou a educação de Jesus e, por isso, além de padroeira dos avós e invocada por quem não consegue ter filhos, é também padroeira da educação. Sua festa foi instituída no dia 26 de julho pelo papa Gregório XIII, em 1584. Na década de 1960, o papa João Paulo VI incluiu a celebração a São Joaquim, criando o dia dos pais de Maria Santíssima que viria a se tornar o Dia dos Avós.
O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.