América do Norte

Eclipse total promete fazer ‘dia virar noite’ em vários lugares no mundo: e na Paraíba?

Conforme apurou o ClickPB, jornais locais de estados como Texas e Indianópolis, nos EUA, têm destacado os preparativos para o eclipse.

Eclipse poderá ser visto na América do Norte.

Eclipse poderá ser visto na América do Norte. (foto: reprodução)

O Eclipse Solar total que vai ocorrer na próxima semana e poderá ser visto de forma mais efetiva em alguns municípios da América do Norte está fazendo com que a população de diversos municípios dos Estados Unidos, México e Canadá mudem os hábitos nas últimas semanas.

Conforme apurou o ClickPB, jornais locais de estados como Texas e Indianópolis, nos EUA, têm destacado os preparativos para o evento, que incluem até mesmo sugestões de autoridades locais para que os moradores estoquem comida.

O evento ocorrerá no próximo dia 8 e além dos três países citados, uma pequena parte do eclipse poderá ser visto da América Central, a chamada ‘penumbra do eclipse’, ou seja quando parte da sombra na qual a fonte de luz é apenas parcialmente bloqueada.

De acordo com o Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia e membro da Sociedade Astronômica Brasileira, o eclipse não poderá ser visto aqui no Brasil devido a uma questão de alinhamento.

“Um eclipse solar ele ocorre porque a lua se coloca entre a Terra e o Sol num alinhamento perfeito o que provoca uma sombra e acaba ocultando o sol para um estreita faixa que tem entorno de 200 km de largura por onde passará essa sombra do eclipse. Por uma questão de alinhamento”, explicou ao ClickPB.

De acordo com Zurita, os municípios que devem acompanhar o eclipse de forma total está numa ‘estreita’ faixa de 200 km.

“Ocorre que para nós aqui a lua não vai passar em frente ao Sol, como ocorre lá na América do Norte em quase todo, quase toda a América do Norte vai poder ver o eclipse seja na totalidade na estreita faixa de 200 km ou seja na parcialidade para o restante das localidades”, disse à reportagem.

Saiba quando será o próximo eclipse visível na Paraíba

Ao Portal ClickPB, Marcelo Zurita explicou que próximo eclipse que poderá ser visto aqui na Paraíba ocorrerá em 2027, porém de forma parcial.

“Dia 06 de fevereiro de 2027 um eclipse anular que nós vamos poder ver de uma forma de um eclipse parcial daqui da Paraíba. Um eclipse que vai cruzar ai a América do Sul passando ai pela região costeira, pela costa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também pela costa da Bahia”, explicou.

Porém, para os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste um outro fenômeno poderá ser visto ainda este ano.

No dia 02 de outubro de 2024 um eclipse anular deverá cruzar parte da América do Sul.  A faixa de anularidade, na forma do eclipse parcial, deve abranger o Sul e Sudeste do país, até o um pedacinho do Centro-Oeste.

Eclipse total em 2045

Marcelo Zurita explicou a reportagem do ClickPB o próximo eclipse total que abrangerá a Paraíba será no ano de 2045.

“O próximo eclipse total que nós vamos poder aqui da Paraíba vai ser o de 2045”, disse.

Como acompanhar o eclipse de 2024 que ocorrerá na América do Norte

Mesmo podendo não ser visto presencialmente no Brasil, o eclipse solar total que ocorrerá no América do Norte poderá ser acompanhado online.

É que vai ocorrer transmissão por parte da Nasa e também em outros sites, como o Olhar Digital.

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

VÍDEO: padrinho responsável por chá revelação erra sexo do bebê e viraliza

2

Cotidiano

ALERTA: municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nesta quarta

3

Cotidiano

Meteoro que cruzou Nordeste foi visto do show de Simone Mendes: ‘achei que fosse um raio’

4

Cotidiano

Municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nas próximas horas

5

Cotidiano

Após anúncio de aumento da Petrobrás, preço da gasolina dispara e chega a R$ 6,19 em João Pessoa