Trânsito

Faixa exclusiva de ônibus da Avenida Vasco da Gama passa a funcionar a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (1), é iniciado o período educativo de 10 dias, em que os agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança.

Faixa exclusiva de ônibus da Avenida Vasco da Gama passa a funcionar a partir desta quinta-feira

Foi realizada pintura de linhas e legendas na pista, além da instalação de placas de regulamentação. — Foto:Reprodução/JJ Eduardo

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou nessa quarta-feira (30) os ajustes da sinalização para implantação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Foi realizada pintura de linhas e legendas na pista, além da instalação de placas de regulamentação. 

A partir desta quinta-feira (1), é iniciado o período educativo de 10 dias, em que os agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança para que todos possam se adaptar e respeitar a nova faixa exclusiva para ônibus. Após isso, as ações de fiscalização da Semob-JP também incluirão o novo trecho.

De acordo com Pablo Fragoso, chefe da Divisão do Sistema Viário (DSV), o trecho entre a Rua Francisco Manoel, passando pela Avenida Vasco da Gama até o cruzamento com a Avenida João Machado, recebeu 15 placas de regulamentação de faixa preferencial para ônibus. Além disso, o percurso, de 1,4 km, também está com bordos nas cores branco e azul pintados na pista, diferenciando a faixa da direita (exclusiva para ônibus) das outras duas, onde motocicletas, carros e caminhões devem trafegar a partir de agora.

“Além das placas e bordos, também estamos realizando a pintura das legendas – Só Ônibus – no asfalto, reforçando a orientação da sinalização vertical. Nesta quinta-feira (1º), tudo estará pronto para manter o ordenamento e a segurança do fluxo viário no corredor”, ressaltou Pablo Fragoso.

CTB – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que desrespeita a faixa exclusiva está cometendo infração gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Ressalta-se que em João Pessoa, além dos ônibus, taxistas cadastrados do município, com ou sem passageiros, e, ainda, profissionais com viaturas em serviço de urgência também têm autorização para transitar na faixa.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa na Paraíba

2

Cotidiano

Prefeitura de Santa Luzia engorda cachês e pagamentos de shows para o São João ultrapassam os R$ 2,3 milhões

3

Cotidiano

Feriado altera funcionamento da Unimed JP na próxima sexta-feira

4

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para mais de 100 municípios da Paraíba

5

Cotidiano

VÍDEO: chuvas deixam ruas alagadas em vários bairros de João Pessoa; carros ficam submersos