Movimento

Trabalhadores da empresa de ônibus Expresso Guanabara entram em greve na Paraíba

Sindicato disse que a Guanabara não demonstrou abertura para negociar as reivindicações da categoria, o que levou à interrupção das atividades após o prazo de 72 horas exigido por lei.

Guanabara Ônibus greve paraíba

Ônibus da Guanabara (Foto: Divulgação/Sindicato dos Motoristas)

Os trabalhadores da empresa de ônibus Expresso Guanabara entraram em greve por tempo indeterminado em toda a Paraíba a partir desta segunda-feira (30). A paralisação ocorre após a falta de acordo nas negociações com a companhia, conforme informou Roni Nunes, presidente do sindicato dos motoristas.

De acordo com Roni Nunes, a decisão de iniciar a greve foi tomada em assembleia com os trabalhadores, que aprovaram o indicativo e a publicação do edital de paralisação.

Guanabara Ônibus greve paraíba
(foto: divulgação/sindicato dos motoristas)

Ao ClickPB, o presidente do sindicato ressaltou que a empresa não demonstrou abertura para negociar as reivindicações da categoria, o que levou à interrupção das atividades após o prazo de 72 horas exigido por lei.

As principais reivindicações dos trabalhadores da Expresso Guanabara são:

  • Reajuste salarial mínimo de 8%;
  • Fim do banco de horas;
  • Concessão de vale-alimentação por 12 meses;
  • Igualdade no plano de saúde para todos os funcionários, seguindo as mesmas regras dos colaboradores mais antigos.

Impacto da paralisação nos serviços da Guanabara

Passageiros que dependem dos serviços da Guanabara devem buscar informações atualizadas sobre a situação das linhas e possíveis alternativas de deslocamento. O sindicato aguarda um posicionamento da empresa para retomar as negociações e buscar uma solução para o impasse.

Vídeo do presidente do sindicato dos motoristas falando sobre a greve:

Em nota enviada ao ClickPB, a Expresso Guanabara lamentou os transtornos aos passageiros provocados pela paralisação e afirmou que tentou negociar diversas vezes com o coletivo.

A Guanabara solicitou a imediata desobstrução dos acessos às instalações da empresa no estado, tendo em vista uma decisão liminar da Justiça. E que espera retomar em breve as operações na Paraíba.

Confira nota de esclarecimento

A Expresso Guanabara lamenta os transtornos provocados pela paralisação e bloqueio dos acessos às suas garagens e rodoviárias no estado da Paraíba, causando impactos diretos à população, especialmente neste início do mês de férias, período em que cresce significativamente a demanda por transporte rodoviário, além dos rotineiros compromissos profissionais, consultas médicas, entre outras necessidades de milhares de passageiros impactados que dependem do transporte intermunicipal e interestadual.

A empresa reitera que buscou, por diversas vezes, construir uma solução negociada com o Sindicato dos Motoristas da Paraíba, mantendo uma postura aberta ao diálogo e à valorização dos seus colaboradores. Foram realizadas reuniões de negociação em 22 e 27 de maio, nas quais a Guanabara apresentou proposta com índice de reajuste superior à inflação dos últimos 12 meses. Mesmo diante do impasse, participou de nova tentativa de mediação no dia 9 de junho, com a presença da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba (SRTE/PB), novamente sem sucesso.

Importante ressaltar que a Expresso Guanabara pratica o maior salário da categoria em todo o Nordeste, com benefícios e reajustes unificados em todos os estados onde atua, não havendo distinção entre motoristas que atuam nas linhas intermunicipais e interestaduais. A mesma convenção coletiva já foi aceita por sindicatos em outras regiões, evidenciando o compromisso da empresa com a valorização profissional e a isonomia no tratamento dos seus colaboradores.

Diante da ausência de acordo, a empresa segue observando a Convenção Coletiva vigente no estado da Paraíba, que, inclusive, apresenta condições inferiores à proposta oferecida pela Guanabara nas mesas de negociação.

A empresa também reforça o pedido de colaboração ao sindicato para a imediata desobstrução dos acessos às suas instalações, tendo em vista uma decisão liminar da Justiça que determina a liberação e impede bloqueios, sob pena de multa. O cumprimento da decisão é essencial para garantir o direito de ir e vir de milhares de passageiros que dependem do transporte interestadual.

Por fim, a Expresso Guanabara reafirma seu compromisso com o diálogo e espera retomar com maior brevidade as suas operações na Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Colisão entre VLT e carro é registrada em cruzamento em Bayeux

2

Cotidiano

Turista morre na Praia do Bessa após passar mal no mar

3

Cotidiano

Acidente grave envolvendo motorista com sinais de embriaguez deixa uma vítima presa às ferragens na BR-230, em João Pessoa

4

Cotidiano

Semob-JP divulga operação de trânsito para corridas e eventos culturais neste fim de semana; confira interdições

5

Cotidiano

Acidente entre carro e motocicletas deixa um ferido e interdita faixa para Mangabeira na principal dos Bancários