Em 2017

João Pessoa tem uma criança abusada sexualmente a cada quatro dias

De acordo com a estatística, nos primeiros cinco meses de 2017, 35 crianças foram vítimas de abuso sexual

João Pessoa tem uma criança abusada sexualmente a cada quatro dias

Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a campanha foi lançada na CBTUI — Foto:Divulgção-CBTU

A cada quatro dias uma criança é abusada sexualmente em João Pessoa.  Os dados são da Coordenadoria de Proteção Social, Especial de Média Complexidade da Prefeitura da Capital. De acordo com a estatística, nos primeiros cinco meses de 2017,  35 crianças foram  vítimas de abuso sexual.

“O número pode ser ainda superior”, acredita a coordenadora do órgão, Josenilda Nascimento, já que a instituição trabalha apenas com os dados apontados pelas denúncias.

Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data em homenagem a uma menina de Vitória (ES) que foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia em 1973 e virou símbolo da luta pelo fim da violência sexual, foi lançada campanha de conscientização.

Nas estações ferroviárias de João Pessoa estão sendo desenvolvidas ações de abordagem distribuição de material educativo e apresentação cultural nas estações e no interior dos trens. “Mais de três mil passageiros ouviram relatos reais de abusos, seja sexual ou através do trabalho, contra a criança”, comentou a assessoria da CBTU.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Ariane Nogueira, 90% dos casos são registrados no âmbito da família e vizinhança. Ela explica que a mudança de comportamento das crianças é a primeira observação que pode ser feita para detectar um abuso. “Depois ela começa a apresentar uma tristeza profunda, medo, queda de rendimento na escola e vergonha”, afirma.

Para denunciar abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes basta ligar para o número 100 ou 123 ou ainda 0800 282 7969 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo de sua residência. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente com caminhão e motociclista deixa trânsito lento em Manaíra

2

Cotidiano

Bairro de Mangabeira completa 41 anos e terá shows em praça pública

3

Cotidiano

VÍDEO: Abandonado, Hotel Tambaú tem cenário de guerra e criadouro gigante de mosquito da dengue

4

Cotidiano

Açude Acauã chega a 70% da capacidade e atinge maior volume em 12 anos

5

Cotidiano

Prefeitura lança edital de apoio financeiro a alunos carentes em João Pessoa