'Pelado'

Justiça da Paraíba reconhece cachorro como autor de processo contra Prefeitura de João Pessoa por suposto erro médico na Clínica Pet

A tutora do cachorro chamado Pelado entrou com a ação na Justiça e, imediatamente na audiência de hoje, pediu que Pelado fosse reconhecido como autor do processo, sendo colocado no polo ativo da ação.

juiza, flavia da costa lins

Juíza Flávia da Costa Lins

A Justiça da Paraíba reconheceu um cachorro como autor de um processo contra a Prefeitura de João Pessoa por suposto erro médico na Clínica Pet. A decisão tomada nesta quinta-feira (13), de reconhecer o animal como autor da ação judicial, foi da juíza Flávia da Costa Lins, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital.

A tutora do cachorro chamado Pelado entrou com a ação na Justiça e, imediatamente na audiência de hoje, pediu que Pelado fosse reconhecido como autor do processo, sendo colocado no polo ativo da ação.

A juíza considerou, na decisão, que “não faz sentido excluir de plano a pretensão autoral diante da mutação constitucional que vem sofrendo a natureza jurídica dos animais, especialmente os domésticos como cães e gatos, isto é, os animais que eram considerados bens móveis ou coisas, nos termos do art. 82 do Código Civil, sem personalidade jurídica própria, passaram a ser vistos como seres que merecem especial tutela jurídica, uma vez que são seres sencientes, capazes de sentir dor, sofrimento e prazer.”

Na ação, como apurou o ClickPB, agora de autoria do cachorro Pelado, está o pedido de indenização por danos materiais e morais por supostos danos causados por agentes municipais durante o atendimento do animal na clínica veterinária do município.

Pelado agora é autor da ação, desde que devidamente representado por sua tutora. Não houve conciliação e foi determinada a realização de avaliação veterinária no cachorro para que seja verificada supostos danos a ele. A avaliação deve ser apresentada no prazo de 30 dias.

Confira também

 

cachorro, pelado
Pelado, cão da tutora Nathália, é autor de ação na Justiça – Foto: Acervo pessoal

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

‘Carreta do transformador’ segue viagem na BR-230 e chama atenção da população na Paraíba

2

Cotidiano

Patrimônio Imaterial: dia do cuscuz é celebrado hoje com união de sabor e cultura

3

Cotidiano

Prefeitura de João Pessoa aguarda notificação oficial do Ministério Público sobre obra próxima a falésia em Gramame para se pronunciar

4

Cotidiano

Ministério Público pede suspensão de obra próxima a falésia em Gramame para proteger local

5

Cotidiano

TCE dá 20 dias para prefeito de São João do Rio do Peixe explicar indícios de superfaturamento na compra de material de informática