
Região Metropolitana de João Pessoa enfrenta a maior chuva em 40 anos e deve voltar a chover forte na tarde de hoje
Informações registradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) registrou um acumulado de chuva de mais de 300 mm em João Pessoa e em Cabedelo, que fica na região metropolitana. Essa já é a chuva maior dos últimos 40 anos.
- Meteorologista da AESA explica excesso de chuva em João Pessoa e alerta aos moradores sobre os riscos
- Chuvas fortes causam deslizamento de terra na lateral de igreja histórica, em Lucena
Algumas áreas próximas aos rios correm ainda o rosco de transbordar novamente já que a previsão é de chuva ao longo do dia. Mesmo que o volume seja menor, ainda a risco para novos alagamentos deslizamentos porque o solo está encharcado.
O Cemaden considera “moderada” a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade, aos acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas e à previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.
Neste cenário podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais, principalmente em encostas urbanas, e quedas de barreira em estradas e rodovias.

As autoridades orientam que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações a população pode obter junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira cidades afetadas pelo alerta de chuva na Paraíba
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- João Pessoa
- Lucena
- Marcação
- Mataraca
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
Alerta é válido para a região da Mata Paraibana, Leste Potiguar e Mata Pernambucana.
