Cotidiano

Modelo volta a desfilar depois de perder 20 quilos

A modelo Jessica Pauletto, 19 anos, que começou a modelar aos 13 após ganhar um concurso de modelo, fez sua reestreia nas passarelas neste Fashion Rio após mais

A modelo Jessica Pauletto, 19 anos, que começou a modelar aos 13 após ganhar um concurso de modelo, fez sua reestreia nas passarelas neste Fashion Rio após mais de dois anos parada e depois de ter engordado 20 quilos. O motivo foi a constatação, em 2006, de uma doença autoimune, chamada púrpura trombocitopênica ideopática, que diminui as plaquetas do organismo e, como consequência, deixava sua pele totalmente arroxeada. 

Jessica, que hoje cursa faculdade de fotografia em São Paulo e pretende seguir carreira na área, contou com exclusividade ao Terra, nos bastidores do desfile de Victor Denzek, o último do primeiro dia, como soube da doença, o que fez para encarar o problema e como foi passar dos 50 kg aos 70 kg, por causa dos remédios à base de corticoide que teve de tomar. Ela voltou a pisar a passarela no desfile da Melk Z-Da e já tem confirmadas até agora pelo menos 15 apresentações nesta temporada carioca, que conta com 27 desfiles. modelo.jpg

Terra – Como você descobriu que estava com púrpura?
Jessica Pauletto – Minha pele ficava totalmente arroxeada, como se eu tivesse tomado uma surra daquelas. Eu estava em Paris e a agência Marylin me pediu para fazer exames, porque não dava mais para maquiar a pele toda para os desfiles e as fotos. Fiz o exame, e como tinha 16 anos, ligaram para minha mãe e disseram que eu estava com leucemia. Imagina o choque, sou filha única. Fiz um outro exame mais completo e o resultado foi esse, de púrpura.

Terra – E quais foram as consequências?
JP – Precisei ficar em Paris mais um tempo, porque não podia viajar de avião: devido à pressão, as plaquetas já diminuem normalmente. E no meu caso isso era ainda mais perigoso. Minha mãe foi para lá e ficamos mais uns dois meses. Já de volta ao Brasil, descobri que a púrpura era desencadeada pelo meu baço. Então tirei o baço e continuei o tratamento com os corticóides. Esses remédios dão uma fome de doer. Eu chegava de uma churrascaria, comia uma hambúrguer em casa e, no meio da noite, ainda acordava para comer bolacha, leite, o que via pela frente. Juro, doía o estômago. Resultado: engordei 20 quilos, passei dos 50, 51 para 70kg.

Terra – E como você ficou em relação à carreira, ao fato de você estar gorda?
JP Nem queria sair de casa e joguei fora todas as fotos da época, mas sabia que tinha de me tratar. Como descobrimos que era do baço e, quem sem ele, o rim também filtra o sangue, quis completar todo o tratamento e ficar boa de novo, sem correr riscos.

Terra – Nesse período, o que você fez?
JP – Tinha 16, 17 anos. Comecei a dar aulas de inglês e fazer cursinho para faculdade. Passei em publicidade, mas queria mesmo fazer fotografia. Em 2008, tentei voltar a trabalhar como modelo. Fui para o Japão, mas ainda estava fora do peso e não deu certo. Voltei para o Brasil e fui para São Paulo. Fiz curso técnico de fotografia e agora estou cursando faculdade.

Terra – E quando resolveu voltar à carreira de modelo?
JP – Já nem pensava mais nisso, mas em outubro passei na agência, a Way, e eles disseram que eu estava ótima. Realmente já tinha voltado aos 52 kg e resolvi encarar as passarelas de novo. Estou muito feliz e segura de mim, sei que a doença não vai voltar. Tenho certeza.

Terra – E o que fez para voltar à forma?
JP – Tenho o metabolismo bom. Então foi só parar de tomar os corticoides, quando o médico me liberou, que comecei a voltar. É simples, parei de ter aquela fome monstruosa. Hoje como de tudo que tenho vontade e tomo sorvete todo dia, que adoro, e mantenho o peso.

Terra – E vai seguir a carreira de modelo ou de fotógrafa?
JP – Os dois. Quero voltar a modelar no Brasil e fora, mas com tempo. Sou nova ainda, sei que posso fazer isso. E também a fotografia. Não largo minha câmara Canon e estou fotografando os backstages. Tenho recebido o maior apoio de fotógrafos, como do Gui Paganini, que me orienta na frente e atrás das câmeras. 

Terra

jessicapauletto.jpgConfira um perfil da modelo Jéssica Pauletto publicado pela Folha Online no dia 26 de julho de 2006:

A modelo Jéssica Pauletto, de Bento Gonçalves, cidade da serra gaúcha com 85 mil habitantes, a 125 km de Porto Alegre, despontou como top no inverno de 2005 da São Paulo Fashion Week. Então com apenas 14 anos, ela apareceu de mansinho e virou uma das "new faces" mais requisitadas, com recorde de aparições e vencedora do concurso de novatas na carreira.

Após a SPFW de janeiro do ano passado, ela mudou-se para Nova York, onde foi morar sozinha e cuidava, ela própria, de seu apartamento. "Consegui muitos castings [seleções], mas acabei tendo de me distanciar de todo mundo", contou na época à Folha. "E a apender a fazer coisas que nunca tinha feito antes!", diz, se referindo a afazeres como passar e cozinhar.

Jéssica foi descoberta em um curso de modelos de Gilson Stein, em Bento Gonçalves (RS), no final de 2004 ela ficou apenas quatro meses em São Paulo até se tornar estrela da SPFW. Hoje, ao lado de Camila Finn, é uma das modelos iniciantes com maior fama internacional.

Aos 16 anos (a bela nasceu em 19/4/1990), Jéssica tem 1,77 m de altura, pesa 48 quilos e possui lindos olhos azuis. Já foi estrela das campanhas da Arezzo, Vide Bula, Lucy in The Sky, Triton e Loreal (no Japão, onde morou alguns meses), além de ter posado para a Maria Bonita e fotografado com craques como Jacques Dequeker, Miro, Cristiano, André Schiliró e Marcelo Nunes.

Jéssica também já participou de editoriais das revistas "Vogue Brasil", "Vogue Teen", "Elle" (Argentina), "Elle Girl", "Glamour" (Itália) e "Marie Claire".

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows

2

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

3

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

4

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

5

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio