Cunema

Nelson Pereira dos Santos assume sua cadeira na ABL

A Academia Brasileira de Letras recebeu ontem (17) seu primeiro cineasta. Nelson Pereira dos Santos, 77, tomou posse na cadeira de número 7.

A Academia Brasileira de Letras recebeu ontem seu primeiro cineasta. Nelson Pereira dos Santos, 77, tomou posse na cadeira 7, cujo último ocupante fora o diplomata Sérgio Corrêa da Costa. “O que mais conta é o desejo da Academia de homenagear o cinema brasileiro”, disse. Paulistano, Nelson teve seu fardão de R$ 35 mil pago pelo governo de São Paulo, como reza a tradição.

Responsável por levar à tela romances brasileiros como “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado, o cineasta teve sua posse prestigiada por nomes do cinema como Luiz Carlos Barreto, Julio Bressane, Neville D’Almeida e Lúcia Rocha, mãe de Glauber Rocha. A ABL disponibilizou a cerimônia em sua página na internet (www.academia.org.br).

Nelson foi eleito em março, com 27 de 38 votos. As próximas posses serão do crítico Domício Proença Filho e do bibliófilo José Mindlin. Vaga, a cadeira 14 tem como favorito o filósofo e ex-chanceler Celso Lafer.

Fonte: Folha de São Paulo/Ilustrada

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Polícia apreende granada próximo à praça na Grande João Pessoa

2

Cotidiano

Município no Nordeste registra tremor de 2,4 na escala Richter; saiba qual

3

Cotidiano

Efraim Filho critica operação da PF contra Bolsonaro e fala em “dois pesos e duas medidas”

4

Cotidiano

Fraude no Farmácia Popular: Polícia Federal mira mulher com endereço em João Pessoa

5

Cotidiano

Corpo é encontrado em quintal de casa com sinais de violências no Alto da Boa Vista, em Bayeux