O Tintin Cineclube na programação “Mostra Itaú Cultural” desta quarta-feira (20), exibe às 19h30, no Teatro Lima Penante, o documentário “Me Erra”, realizado em 2002, de Paola Leblanc. Trata-se de um documentário que aborda a prática do boxe e sua influência em uma comunidade carioca, carente.
A sessão é promovida pela Associação Brasileira dos Documentaristas – seção Paraíba (ABD/PB) em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), TVUFPB, Itaú Cultural e Prefeitura municipal de João Pessoa (Funjope)
O título do filme – “Me erra” – é um jargão usado pelos boxeadores da Academia Nobre Arte, que funciona há 12 anos no Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro, como uma iniciativa pioneira de boxe amador e trabalho comunitário. O documentário acompanha a rotina dos pugilistas nascidos e criados na favela, mostrando a importância do boxe em suas vidas.
Na primeira parte do filme, a diretora retrata as personagens femininas, desde as pugilistas que pretendem seguir carreira profissional até as que buscam no esporte uma atividade física que defina o corpo. Porém, o documentário também nos apresenta homens e crianças que freqüentam a academia de boxe.
O processo do filme, realizado com câmera digital, permitiu que a equipe gravasse o lutador Joílson Baiano nos bastidores da cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2001, em que critica o descaso do Estado com o esporte amador. O depoimento de Joílson é contraposto com imagens do presidente Fernando Henrique Cardoso, presente no mesmo evento. Foram 40 horas de material bruto, captadas em 15 dias de gravações no Rio de Janeiro e outros cinco em São Paulo.
Serviço
Ponto de Cultura Urbe Audiovisual (ABD-PB) na
Local: Av. João Machado, 67, Centro – João Pessoa, PB
Informações: (83) 3221 8450 e o e-mail:abd_pb@yahoo.com.br.
Fonte: Redação CliclPB com Assessoria
Tintin Cineclube exibe nesta quarta-feira o documentário “Me Erra”
O título do filme é um jargão usado pelos boxeadores da Academia Nobre Arte, que funciona há 12 anos no Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro.
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano