Nesta quarta

Uso medicinal da cannabis é tema de evento na UFPB

Palestrante será a psiquiatra Eliane Lima Guerra Nunes, uma das pioneiras na prescrição da cannabis medicinal para pacientes autistas

Uso medicinal da cannabis é tema de evento na UFPB

Evernto vai acontecer no auditório da reitoria, campus I da UFPB e contará com a presença da psiquiatra Eliane Lima Guerra Nunes

Com o intuito de discutir o uso terapêutico da Cannabis Sattiva, será realizado, na quarta (26), o 1º Seminário sobre Uso Medicinal da Cannabis, no auditório da reitoria, campus I da UFPB. Previsto para começar às 8h, o evento contará com a presença da psiquiatra Eliane Lima Guerra Nunes. As inscrições são gratuitas.

A palestrante é coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André (SP) e do Núcleo de Toxicomania da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise (Clipp). A pesquisadora é uma das pioneiras na prescrição da cannabis medicinal para pacientes autistas, o que será um dos temas abordados.

O seminário é voltado para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Um dos objetivos é aproximar profissionais e estudantes das áreas de Saúde da discussão sobre o uso desse medicamento. De acordo com a professora de Farmacologia da UFPB e PhD em Farmacologia de Produtos Naturais, Katy Lísias Gondim, o evento faz parte das atividades do projeto de extensão “Cannabis medicinal: a educação é o melhor remédio e pode salvar uma vida”, coordenado por ela.

O projeto busca ampliar a discussão sobre a medicina canabinóide para a sociedade. “Esperamos a participação de profissionais de saúde, estudantes da UFPB de diversas áreas, pessoas que tenham interesse na temática e também familiares de pacientes com doenças neurológicas que usem ou pretendam usar remédios à base de Cannabis”, explica Katy Gondim.

A Liga Canábica da Paraíba, organização sem fins lucrativos que atua na disseminação de informações sobre o uso medicinal da planta, é apoiadora do evento. O psicólogo e presidente da entidade, Júlio Américo, afirma que “uma das questões fundamentais hoje, para os pacientes, é o acesso à Cannabis, e um grande empecilho é o preconceito e a falta de informação”.

O evento tem como apoiadores, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRMPB), a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE), o Instituto Revertendo o Autismo (IRA) e a deputada estadual Estela Bezerra.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Juiz nega revogação da prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

2

Cotidiano

VÍDEO: bois ‘invadem’ trecho da BR-101 na Paraíba e deixam trânsito lento

3

Cotidiano

Acidente com caminhão e motociclista deixa trânsito lento em Manaíra

4

Cotidiano

Bairro de Mangabeira completa 41 anos e terá shows em praça pública

5

Cotidiano

VÍDEO: Abandonado, Hotel Tambaú tem cenário de guerra e criadouro gigante de mosquito da dengue