Culinária

Aluno da UFPB elabora cerveja especial com mel de engenho

O aluno Roberto Kelvin conseguiu elaborar uma cerveja gourmet com o regional ingrediente de mel de engenho.

Aluno da UFPB elabora cerveja especial com mel de engenho

A elaboração da cerveja gourmet foi parte de um trabalho do curso de Engenharia de Alimentos. — Foto:Walla Santos

Através de pesquisa desenvolvida pelo aluno Roberto Kelvin, do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB), foi possível elaborar uma cerveja diferente.

O estudante adicionou à receita de sua cerveja gourmet, um produto típico da gastronomia paraibana: o mel de engenho, promovendo – segundo ele – “mudanças positivas nas características físico-químicas e sensoriais da bebida”. O uso do mel como adjunto cervejeiro “agregou cultura e promoveu uma diferenciação no produto, por estabelecer um contexto regional para a cerveja”.
 
O trabalho realizado por Roberto Kelvin, que valoriza a gastronomia regional, tem como orientadora a professora Edilma Coutinho, vinculada ao Departamento de Engenharia de Alimentos do CT e coorientador o professor Anderson Vilela, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias-CCHSA, em Bananeiras.
 
Num resumo do resultado do trabalho e da qualidade da bebida obtida após todo o processo, o autor diz que “as características sensoriais, que definem a aceitação do produto frente ao mercado consumidor, foram bastante melhoradas com a adição do mel de engenho, resultando em uma cerveja refrescante, de espuma intensa e persistente, cor âmbar, aromas e sabores de mel e frutas e o retrogosto com doçura inicial e leve amargor final”.

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

2

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

3

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

4

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’

5

Culinária

Queijo do Brasil fica entre os 12 melhores do mundo em torneio francês