Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Culinária

Editoria sobre Culinária ir para editoria →

FÁCIL DE FAZER

Arroz, feijão e ovo: veja segredos para pratos do dia a dia

Cozinha definitivamente não é sua praia? Erra até em pratos triviais? Não tem tempo pra se dedicar? Calma! Com dicas simples, é possível acertar no preparo de arroz branco, feijão, ovo cozido, omelete, macarrão e panqueca. Essas dicas da chef de cozinha e professora de educação alimentar Ana Maria Ruiz Tomazoni servem especialmente pra quem começou a morar sozinho a pouco tempo e tem que se virar. Aprenda como fazer 12 itens que marcam presença no dia a dia:

1. ARROZ BRANCO



No preparo, use alho e cebola naturais, esqueça as opções industrializadas. Refogue  com pouco óleo e em seguida, acrescente o arroz, dando mais uma envolvida nos temperos já fritos. Só então coloque a água (quente ou fria). Para cada xícara (chá) de arroz branco, use 2 xícaras (chá) de água. A dica para evitar excesso de óleo é cozinhar água junto com algumas folhas de alface por cima, que absorverão o excedente. Depois, basta retirá-las. Deixe a panela semitampada para sair o vapor.

2. ARROZ INTEGRAL



Para preparar arroz integral, tempere com alho frito e cebola (naturais), junte arroz e a água quente. Aumente a quantidade de água para não ficar seco e duro: para cada xícara (chá) de arroz integral, use três xícaras (chá) de água. Se colocar na panela de pressão, o processo fica mais rápido. Depois que a panela chiar, deixe ferver mais oito minutos e espere sair naturalmente toda a pressão.

3. ARROZ DE MICRO-ONDAS 


Para fazer arroz no micro-ondas, prefira colocar os ingredientes em um refratário de vidro. A receita é a mesma do preparo no fogão, mas utilize água quente. Coloque potência alta e espere de 12 a 16 minutos para duas xícaras (chá) de arroz. "Não há muita vantagem com relação a tempo, mas não faz sujeira e fica gostoso", disse a chef Ana.

4. FEIJÃO



Em primeiro lugar, não jogue fora a água que o feijão ficou de molho, o que evita a perda de nutrientes. Para preparar 1 kg de feijão, deixe de molho em água fervente por 30 minutos. Quando a panela de pressão começar a soltar o vapor, deixe mais 10 minutos e desligue o fogo. Não abra a panela por 20 minutos. Tempere a gosto e deixe ferver por 25 a 20 minutos. Se ficar muito grosso, coloque um pouco de água filtrada quente e deixe ferver mais dois minutos. Caso esteja aguado, espere ferver e reduzir o caldo.

5. OVO COZIDO



Em primeiro lugar, a casca do ovo não pode estar trincada. O alimento também deve estar em temperatura ambiente. Se ferver direto da geladeira, pode rachar com o choque térmico. Coloque em água a 80ºC e espere 15 minutos.

6. OMELETE 



A dica para a omelete ficar mais gostosa é usar meia casquinha de ovo (que quebrou) como medidor: uma cheia de leite para cada ovo. Misture e bata com temperos a gosto. Deixe na frigideira até dourar os dois lados.

7. MACARRÃO
 

Para cada 100g de macarrão, aposte em um litro de água fervente. A dica é aromatizar a água com cebola e cravo ou com amarrado de ervas e, então, cozinhar o alimento. Evitar óleo no preparo deixa o macarrão menos escorregadio e com mais aderência ao molho.

8. MOLHO DE TOMATE 



Higienize os tomates e corte-os em pedaços médios (verifique se estão saudáveis). Coloque na panela com alho e amarrado de ervas. Acrescente cenoura crua ou beterraba em pedaços para ajudar a equilibrar a acidez. Deixe ferver em fogo lento até ficar bem cozido. Espere esfriar e bata no liquidificador.

9. PURÊ DE BATATA



Amasse as batatas assim que terminarem de cozinhar, senão endurecem e o processo fica mais difícil. Acrescente sempre leite quente. Aposte em manteiga ou margarina, sal e uma pitada de noz moscada ralada na hora. Mexa com frequência para não empelotar. 

10. CARNE MOÍDA 


Na hora da compra, peça para moer a carne duas vezes. Para evitar alterações, ocasionadas por cozimento não-uniforme, deve-se mexer a carne moída durante o seu preparo. Aqueça uma frigideira grande e de bordas levemente altas. Coloque uma colher (sopa) de óleo (ou mistura de manteiga e óleo ou de azeite e manteiga). Em seguida, acrescente dois a três dentes de alho bem picados e, então, a carne moída. Mexa com frequência. Se estiver difícil de deixar a carne solta, utilize um garfo resistente. Assim, cozinha por igual e não junta água. Depois, coloque a gosto cebola, salsa, tomate picado ou outro tempero de sua preferência. 

11. HAMBÚRGUER



Faça com carne moída na hora e temperada com sal e ervas frescas e secas. Modele os hambúrgueres e coloque-os em cima do papel filme. Estão prontos para congelar. Na hora de prepará-los, não vire e mexa muitas vezes na frigideira, porque prejudica as propriedades da carne e seu sabor. Aqueça a frigideira antiaderente (sem gordura) e só então coloque o alimento congelado. Deixe as bordas ficarem com cor diferente (cozida) e então vire e repita o procedimento.  


12. PANQUECA


A dica para deixar a massa bem macia é utilizar farinha de trigo e uma pequena quantidade de amido de milho. Os outros ingredientes são leite, manteiga/margarina e ovo. Para incrementar o sabor, a sugestão é temperar a massa básica com especiarias ou ervas frescas.


BÔNUS: CHOCOLATE QUENTE

Não use achocolatado. O segredo é apostar em chocolate em pó ou em barra, junto com açúcar, leite e um pau de canela. Se gostar, vale acrescentar anis estrelado. Ferva, mexendo com frequência. Na hora de servir, bata com um mix. "Se você não liga para calorias, coloque, para cada xícara de chá, uma colher de creme de leite assim que ferver. Depois, bata com um mix. É delicioso!", ensinou a chef.

Comentários (0)

Comentar