Churrasco e carnaval

Especialistas trazem dicas e sugestões de harmonização

Para atender os amantes do churrasco, de 20 de fevereiro a 2 de março, o acontece o Especial de Churrasco, com cortes tradicionais a preços especiais, oferta de carnes nobres e diferenciadas

Especialistas trazem dicas e sugestões de harmonização

Churrasco e carnaval, confira dicas para sair tudo certo — Foto:Divulgação

O Carnaval já chegou na Paraíba e tem muita gente se preparando para as festas com amigos e familiares. E o churrasco é um dos passatempos gastronômicos mais apreciados.
Para István Wessel, que faz parte da quarta geração de uma família de açougueiros húngaros e está à frente da celebrada marca Wessel, o melhor churrasco é o tradicional. “Inovar na hora de temperar a carne, com ervas e especiarias, é muito bem-vindo. Mas nada de ideias mirabolantes, como picanha invertida ou carne marinada na cerveja. O bom churrasco é tradicional e bem-feito.”

Já Kathia Zanatta, especialista de cervejas da rede Pão de Açúcar, diz que para acompanhar um bom churrasco, a indicação são cervejas que consigam unir características maltadas e com amargor um pouco mais elevado, sem apresentar um teor alcoólico muito alto. “O amargor consegue contrastar com a gordura das carnes e o álcool mais baixo ajuda no fato de bebermos um pouco mais no churrasco. Assim, fica mais agradável para o nosso clima quente”, explica Kathia. 

Para atender os amantes do churrasco, de 20 de fevereiro a 2 de março, o acontece o Especial de Churrasco, com cortes tradicionais a preços especiais, oferta de carnes nobres e diferenciadas, como Angus e Hereford, enquanto na Rotisserie das lojas será possível encontrar opções prontas de acompanhamento, como vinagrete, farofa, entre outros. 

Confira algumas dicas para fazer um churrasco com sucesso: 
– Só vire a gordura da picanha bovina para cima quando ela estiver bem tostada. Faça cortes paralelos na diagonal da peça para diminuir o tempo de derretimento da gordura e aumentar o sabor. 
– A picanha suína é um corte suculento que mantém a umidade da carne. O preparo na churrasqueira também é feito com a gordura para cima, a fim de manter a maciez da carne. Quando ficar dourada e crocante, passe a picanha suína para a área menos quente da churrasqueira. Assim, a parte de dentro da carne continuará suculenta.
– Ervas como tomilho fresco e alecrim vão muito bem com carnes vermelhas. Junte-as ao sal grosso na hora de temperar a fraldinha ou o contrafilé para acentuar o sabor. 
– Para gelar a cerveja mais rápido, coloque-a em um cooler com gelo, água gelada e sal grosso. Para cada saco de gelo, coloque 1 litro de água e 500g de sal. Vai gelar em minutos.

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

2

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

3

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

5

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’