Creme de avelã

Nutella é retirada de supermercados por ser potencialmente cancerígeno

Lojistas europeus estão reagindo em atenção a notificação que a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos emitiu em maio

Nutella é retirada de supermercados por ser potencialmente cancerígeno

Em maio de 2016, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos notificou que o óleo de palma pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer se refinado a temperaturas acima de 200°C — Foto:Reprodução/TI

A venda do famoso creme de avelã Nutella está ameaçada. Estabelecimentos comerciais da Itália estão boicotando o creme após alerta da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, sobre a presença de um ingrediente potencialmente cancerígeno no preparo do produto: óleo de palma refinado.

Conforme informações do The Independent, redes de supermercado, como a líder de mercado Coop, estão tirando Nutella das prateleiras como ação preventiva. Em maio de 2016, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos notificou que o óleo de palma pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer se refinado a temperaturas acima de 200°C.

Como o nível de risco não chegou a ser divulgado, qualquer quantidade do produto pode ser considerada perigosa, mesmo em porções moderadas. “Existem provas suficientes de que o gicidol e genotóxico e pode causar cancro”, explicou Helle Knutsen, presidente da organização.

A Ferrero, fabricante da Nutella, contestou a autoridade. Em declaração, a empresa afirmou que “a saúde e segurança dos consumidores é a maior prioridade da Ferrero, e nós confirmamos que os produtos da Ferrero são seguros”. 

“Fazer Nutella sem óleo de palma pode criar um produto inferior, seria um passo atrás”, diz o diretor de vendas da Ferrero Vincenzo Tapella à Reuters. Segundo ele, o ingrediente é responsável por dar a consistência cremosa do produto.

Possíveis substitutos incluem girassol e colza, mas esta mudança poderia custar até 20 milhões de euro por ano. Marcas como Nestlé, Ben & Jerry’s, Cadbury e Clover também utilizam óleo de palma em seus produtos.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

2

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

3

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

5

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’