Ranking

Picanha do Brasil fica em segundo lugar entre melhores pratos típicos do mundo

Ranking da Tasteatlas Awards 2022 ainda coloca outras três receitas brasileiras entre as 100 primeiras receitas típicas: vaca atolada, moqueca e feijão tropeiro.

Picanha do Brasil fica em segundo lugar entre melhores pratos típicos do mundo

Picanha do Brasil fica em segundo lugar entre melhores pratos tradicionais do mundo — Foto:Reprodução/Tasteatlas Awards 2022

A picanha brasileira ficou em segundo lugar no ranking das 100 melhores comidas tradicionais do mundo, do Tasteatlas Awards 2022, divulgado na última quarta-feira. Outras três receitas nacionais apareceram na lista da “enclopédia de sabores”, que lista pratos de todo o planeta e tem mais de 10 mil alimentos e bebidas catalogados: a vaca atolada, a moqueca e o feijão tropeiro.

Na segunda posição, a picanha brasileira é apresentada como “um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado no Brasil”. O Tasteatlas acrescenta que o corte é usado principalmente para churrasco, quando “a carne é primeiro grelhada e depois cortada em um espeto”.

“Este corte retém pouquíssima gordura na carne, por isso deve ser bem cozido para não ficar duro. No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seus cardápios”, explica o Tasteatlas.

A vaca atolada é o segundo prato brasileiro melhor colocado na lista e aparece na 29ª posição. “É um prato brasileiro de carne preparado com costela bovina, alho, cebola, tomate, salsa, mandioca, pimenta malagueta e (se disponível) colorau moído (semente de urucum). A carne marinada é cozida e ensopada em um molho espesso, daí o nome alternativo do prato”, diz a descrição.

Na 49ª colocação está a moqueca. O Tasteatlas não afirma diretamente, mas faz referência à receita baiana. “É um ensopado de frutos do mar à base de azeite de dendê e leite de coco ou azeite, combinado com peixes ou camarões (ou ambos). O prato é cozido em tachos de barro tradicionais juntamente com legumes e ervas frescas, sendo tradicionalmente servido sobre arroz”, afirma a publicação. “O prato é tradicionalmente decorado com coentro fresco picado por cima”, acrescenta.

O feijão tropeiro aparece em seguida, na 50ª colocação. Trata-se de “feijão que se cozinha com carne salgada ou seca, farinha de mandioca e diversos aromas, ervas e legumes”. O Tasteatlas ressalta que a receita é típica de Minas Gerais, apesar de feita em todas as regiões do país. “Acredita-se que o prato tenha sido inventado durante o período colonial brasileiro, quando os tropeiros vendiam coisas durante as viagens a cavalo, trazendo consigo feijão, farinha de mandioca e carne-seca em longas viagens”.

Veja abaixo os dez melhores pratos tradicionais do mundo:

  1. Karē – Japão
  2. Picanha – Brasil
  3. Amêijoas à Bulhão Pato – Portugal
  4. Tangbao – China
  5. Guioza – China
  6. Phanaeng Curry – Tailândia
  7. Ceviche mixto – Peru
  8. Ghormeh sabzi – Irã
  9. Kebab – Turquia
  10. Pollo a la brasa – Peru

Veja a lista completa: https://www.tasteatlas.com/bes…

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

2

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

3

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

5

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’