Cultura

7º Salão de Artesanato da Paraíba reunirá mais de 4 mil artesãos

O evento é promovido pelo Governo do Estado com apoio do Sebrae e do Banco do Brasil, através do programa A Paraíba em Suas Mãos que é conduzido pela primeira d

Instalado estrategicamente na orla marítima de João Pessoa, em uma enorme tenda montada nas areias da praia do Cabo Branco, o 7º Salão de Artesanato da Paraíba será aberto no próximo dia 15, a partir das 17h00, reunindo produção artesanal de 4.200 artesãos cadastrados no programa A Paraíba em Suas Mãos. 

O 7º Salão de Artesanato da Paraíba terá como tema nesta edição verão 2008 “Barcos”, com o objetivo de mostrar a habilidade de muitos de nossos artesãos que produzem esse tipo de artesania que remota às nossas praias, aos trabalhadores pescadores e ao verão paraibano. Entretanto, no mesmo espaço da tenda de 2.400 metros quadrados estarão vários estandes onde serão expostas outros tipos de arte que vão desde a arte indígena das regiões de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, até as rendas renascença das cidades de Monteiro, São Sebastião de Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú e Zabelê que tanto sucesso fazem de norte a sul do país. 

O Salão também terá outros destaques expostos como peças de flandes, fibras, fios, madeiras, barro e semente, além da gastronomia que terá presença através dos doces, cachaça, licores caseiros, rapadura, além de produtos originários do leite de cabra como licores e queijos. 

A grande novidade desta edição verão do Salão de Artesanato da Paraíba serão cinco ilhas instaladas em vários pontos da grande tenda onde estarão expostas peças de artesãos e artistas populares. Haverá a Ilha dos Mamulengos, de peças produzidas pelo artesão Júnior Natureza; a Ilha de Maria dos Mares, com a arte feita pela famosa artista plástica; a Ilha do artista popular Chico Ferreira; a Ilha da artista Gina Dantas e a Ilha ambientada pelo arquiteto Jonas Lourenço, com peças da artista popular Jô Cortez. 

A ambientação do Salão de Artesanato terá a participação de vários profissionais como Graça Prado, José Sereco, Babá Santana, Lourdinha Santos e também de estudantes de arquitetura do Unipê e do Cefet Paraíba. 

O 7º Salão de Artesanato da Paraíba tem como imagem de campanha um barco criado pelo artesão Jehan Márcio Sousa d´Oliveira, que vai constar nas peças publicitárias como outdoor, anúncios, camisetas e convites. Outros destaques vão ser os barcos produzidos pelos artesãos Dimas Matias, Irland Naul, Severino Freire, Antônio Valeriano, Josemar do Nascimento, Fernando Cunha, Djair Duarte, Francisco Diniz, Romildo Ribeiro, José Alves e João de Deus. 

O evento é promovido pelo Governo do Estado com apoio do Sebrae e do Banco do Brasil, através do programa A Paraíba em Suas Mãos que é conduzido pela primeira dama, Silvia Cunha Lima. O salão ficará aberto à visitação todos os dias, das 16h00 às 22h00, até o dia 10 de fevereiro. 

Fonte: Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer