Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cultura

Editoria sobre Cultura ir para editoria →

No Manaíra

Abertura da 11ª edição do Fest Aruanda acontece nesta quinta-feira

Na sequência será exibido o longa-metragem ‘Axé – Canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész

O documentário remonta a história do ritmo baiano e com estrelas como Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)

A abertura da 11ª edição do Fest Aruanda será na sala Macro XE, do Cinépolis Manaíra Shopping, nesta quinta-feira (8). A solenidade terá início por volta das 18h com homenagens póstumas aos paraibanos Péricles Leal e Manfredo Caldas, seguidas da homenagem pelos 80 anos do jornalista, pesquisador e crítico de cinema, Wills Leal. Na sequência será exibido o longa-metragem ‘Axé – Canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész.

O documentário remonta a história do ritmo baiano que acabou por conquistar o Brasil trazendo entrevistas com estrelas do Axé Music, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury. O diretor  traz um painel amplo com a presença de todos os aspectos do movimento, tocando emocionalmente os diversos grupos que participaram por trás, em cima e principalmente em baixo dos trios elétricos.

Para os músicos, é a dissecação da "axé music" e a remontagem cronológica dos elementos sonoros que a formam. Para jornalistas é uma retrospectiva de 30 anos de carnaval. Para um historiador é um tesouro de documentação. Para os milhões de foliões é uma avalanche de memórias.

Homenageados

Nascido em 1930, em Alagoa Nova-PB, Péricles Leal foi romancista, jornalista, e autor de novelas de rádio e TV. Ele também foi o criador do primeiro herói juvenil brasileiro, o Falcão Negro, que levou para as histórias em quadrinhos. Segundo o ator Lima Duarte, Péricles Leal foi um dos homens mais importantes da televisão brasileira.

Manfredo Caldas nasceu em 25 de setembro de 1947, em João Pessoa-PB. Ele foi um editor e diretor, conhecido pelos filmes ‘Romance do Vaqueiro Voador’ (2007), ‘Negros do Cedro’ (1998), e ‘Cinema Paraibano - Vinte Anos’. Ele morreu em 25 de novembro de 2016, em Brasília (DF).

Wills Leal é professor, crítico, colecionador, pesquisador, jornalista, turismólogo e escritor, autor de 25 livros. Também realizou 23 filmes, além de ter participado na criação de instituições como a Academia Paraibana de Cinema, a Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba, Conselho Estadual de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), entre outras.


Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br


Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Prefeitura de João Pessoa espera público de 250 mil pessoas no Réveillon 2016

Cantora Ana Carolina apresenta show de sucessos no Teatro Pedra do Reino

Gal Costa faz show no Teatro Pedra do Reino nesta quinta-feira

Fest Aruanda encerra 10ª edição com homenagem a Geraldo Vandré