Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cultura

Editoria sobre Cultura ir para editoria →

No Manaíra

Abertura da 11ª edição do Fest Aruanda acontece nesta quinta-feira

Na sequência será exibido o longa-metragem ‘Axé – Canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész

O documentário remonta a história do ritmo baiano e com estrelas como Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)

Por

A abertura da 11ª edição do Fest Aruanda será na sala Macro XE, do Cinépolis Manaíra Shopping, nesta quinta-feira (8). A solenidade terá início por volta das 18h com homenagens póstumas aos paraibanos Péricles Leal e Manfredo Caldas, seguidas da homenagem pelos 80 anos do jornalista, pesquisador e crítico de cinema, Wills Leal. Na sequência será exibido o longa-metragem ‘Axé – Canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész.

O documentário remonta a história do ritmo baiano que acabou por conquistar o Brasil trazendo entrevistas com estrelas do Axé Music, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury. O diretor  traz um painel amplo com a presença de todos os aspectos do movimento, tocando emocionalmente os diversos grupos que participaram por trás, em cima e principalmente em baixo dos trios elétricos.

Para os músicos, é a dissecação da "axé music" e a remontagem cronológica dos elementos sonoros que a formam. Para jornalistas é uma retrospectiva de 30 anos de carnaval. Para um historiador é um tesouro de documentação. Para os milhões de foliões é uma avalanche de memórias.

Homenageados

Nascido em 1930, em Alagoa Nova-PB, Péricles Leal foi romancista, jornalista, e autor de novelas de rádio e TV. Ele também foi o criador do primeiro herói juvenil brasileiro, o Falcão Negro, que levou para as histórias em quadrinhos. Segundo o ator Lima Duarte, Péricles Leal foi um dos homens mais importantes da televisão brasileira.

Manfredo Caldas nasceu em 25 de setembro de 1947, em João Pessoa-PB. Ele foi um editor e diretor, conhecido pelos filmes ‘Romance do Vaqueiro Voador’ (2007), ‘Negros do Cedro’ (1998), e ‘Cinema Paraibano - Vinte Anos’. Ele morreu em 25 de novembro de 2016, em Brasília (DF).

Wills Leal é professor, crítico, colecionador, pesquisador, jornalista, turismólogo e escritor, autor de 25 livros. Também realizou 23 filmes, além de ter participado na criação de instituições como a Academia Paraibana de Cinema, a Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba, Conselho Estadual de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), entre outras.


Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Museu Nacional negocia aporte orçamentário de R$ 50 milhões em 2019

Juiz Aluizio Bezerra lança hoje livro ‘Processo de Improbidade Administrativa’

Kevin Ndjana faz pocket show gratuito nesta quarta em João Pessoa

Black Eyed Peas e Pink vão tocar no Rock in Rio 2019