Com a proximidade do Maior São do Mundo, em Campina Grande, a Paraíba se prepara para comemorar sua festa mais tradicional – atraindo olhares e interesses de dentro e fora do Brasil. E esse clima de festa e costume regional poderá agora não só ser aproveitado durante o mês de junho. O ‘Arraiá de Cumpade’, espaço de turismo e lazer, situado entre o distrito de Galante e a Fazenda Olho D’água, em Fagundes, a partir deste sábado (07), se torna oficialmente o lugar mais autêntico para a visita de paraibanos e turistas que buscam se envolver no clima de tradição nordestina.
Com o apoio do projeto Viver Campina, do Instituto Anda Brasil, Prefeitura Municipal de Campina Grande e do Sebrae Paraíba, o ‘Arraiá de Cumpade’ entra definitivamente para o roteiro turístico regional no Estado. Recriando o clima dos espaços rurais e seus encantos, o local se tornará o melhor espaço temático para se conhecer os saberes e fazeres do nosso povo, representados pela música, dança, gastronomia, religiosidade e a rotina da ‘lida’ do homem do campo, reproduzida pelo ar dos singelos ‘sítios’, – tão comumente lembrado durante os 30 dias de festa.
Com a implantação desse espaço, a região do agreste se consolida mais uma vez como pólo de turismo, inaugurando outro roteiro turístico para o Estado, – os roteiros de turismo regionais. Essa aliás, vem a ser a primeira de uma série de ações que oportuniza o crescimento da atividade turística no interior, segundo Rosa Correia, gestora de Turismo do Sebrae Paraíba. Ela aponta que para especialistas e agentes de turismo, a Paraíba ainda não explora bem outros potenciais e atratividades turísticas devidamente – mas aos poucos essa realidade vem mudando.
Na região do Cariri, por exemplo, a cidade de Cabaceiras gera curiosidade pela famosa paisagem do Lajedo de Pai Mateus e por ter se tornado ao longo dos anos a melhor opção para cineastas e artistas que invadem a cidade para filmar suas produções. O estilo de ‘vilarejo’ tipicamente nordestino ainda pode ser encontrado nas construções do centro da cidade e ajuda nas locações de famosas produções do cinema e da TV nacionais.
Outro exemplo que reforça o argumento é o projeto ‘Caminhando e Conhecendo o Agreste’ e ‘Caminhando e Conhecendo o Cariri’, que foi lançado no mês de abril e vislumbra destacar os potenciais de trilhas ecológicas em algumas cidades, como Boqueirão, Caturité, Campina Grande, etc.
Isac Batista, diretor da Mais Brasil Turismo, explica que muitos agentes queixavam-se de que não conseguiam trazer um maior fluxo de pessoas para essas regiões, por conta que o maior atrativo girava apenas em torno da festa popular do Maior São João do Mundo. Em Campina, nenhum espaço até então recebia curiosos e viajantes que se interessavam em vir a cidade em outras épocas, porque não havia novidade em outros períodos, com exceção do mês de junho.
“Esse era um empecilho muito grande para o desenvolvimento de nosso setor aqui em Campina Grande, pois tínhamos a dificuldade de vender a cidade como alternativa de roteiro durante todo o ano”, explicou Isac.
Diante desse problema, o projeto do arraiá foi elaborado e mostrou um resultado bem além do esperado. O lugar que já era conhecido por alguns admiradores do excelente cardápio regional do restaurante (‘Casa de Cumpade’), foi escolhido por gestores públicos e parceiros de instituições privadas, para receber investimentos e se transformar num grande espaço de lazer, atraindo públicos diversos – desde aqueles que queriam presenciar o clima bucólico do lugar, até os mais aventureiros.
Foi pensando justamente em outros públicos que a ‘Casa de Cumpade’ se transformou muito mais do que um simples ponto gastronômico para um espaço diferenciando, onde pode-se fazer desde trilhas ecológicas, tomar banhos de bicas, piscina, aproveitar o açude para realizar pescaria com a família ou amigos, conhecer a cozinha panorâmica, fazer passeio à charrete, cavalos e pôneis, carro de boi, tropeada de burros, redário para aquele descanso ‘matuto’ e dançar o famoso forró pé-de-serra, tocado por grupos locais – além da degustação das cachaças mais famosas do Estado.
Na fazenda há ainda as réplicas fiéis da Capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Botequim de Sinhá Rosa, com recordações e artigos da fazenda, a Difusora e Casa de tear, que levam o visitante a uma verdadeira volta ao passado. Esses ‘afazeres’ do cotidiano do homem do campo reforçam a memória local com a cultura, tradição e a paisagem típica da Serra da Borborema.
Durante o ano inteiro, aos sábados, os visitantes e turistas poderão visitar o lugar que tem toda infra-estrutura para receber até 200 pessoas por dia.
Programação em Junho
A proximidade do Maior São João do Mundo leva agências de turismo e companhias de viagens a iniciarem suas vendas promocionais para o evento. É o caso da companhia aérea TAM – que vem realizando a venda direta para o circuito da festa a partir de voos de São Paulo.
Desde o início do mês de abril que a TAM emite bilhetes de voos entre a cidade de São Paulo e João Pessoa – durantes os festejos juninos. O pacote inclui translado da capital paraibana até Campina Grande (cerca de 120 km de distância), grande arraial da festa, e visita ao ‘Arraiá de Cumpade’.
Além de participar da festa mais comemorada na região os visitantes poderão conhecer o lugar que vem sendo apontado pela imprensa especializada e agentes de turismo, como uma das melhores opções de turismo da região, e onde paraibanos e turistas podem experimentar a mais típica culinária regional.
Os turistas serão recebidos ao som do autêntico forró pé de serra e de grupos de quadrilhas como Mistura Gostosa, Escorrega Mais Não Cai, Mistura Explosiva e Arraial da Felicidade.
No último mês de abril foi gravado na fazenda o vídeo publicitário que a companhia aérea vem divulgando nos seus voos para aumentar ainda mais o interesse pela região. Além disso, revistas especializadas já destacam em suas matérias o novo roteiro turístico paraibano. Uma campanha publicitária que visa atingir cerca de 3 milhões de pessoas. O ator Cássio Reis é quem narra e apresenta as peculiaridades do lugar e da festa.
Rosa Correia, gestora de Turismo do Sebrae, destaca que essa é a primeira de outras articulações em torno dos potenciais da região, que podem se tornar cartões emblemáticos para o turismo no Agreste, Cariri e Curimataú paraibanos.
“Definitivamente para quem procura nosso melhor exemplo de cultura regional, tem que visitar o lugar. Principalmente para aqueles que desejavam conhecer o nosso Maior São do Mundo e não tinham oportunidade. Agora quem procura 30 dias de festa poderá ter o clima junino durante o ano todo” comentou.
Neste sábado (07), a partir das 10hs, haverá o lançamento oficial do lugar como roteiro turístico regional do Agreste paraibano, com a presença restrita de convidados e parceiros.
Assessoria