
Virgens de Tambaú em 2024. (foto: divulgação/´PMJP)
O tradicional Bloco Virgens de Tambaú, realizado todos os anos em João Pessoa, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. A sanção do governador João Azevêdo (PSB) foi publicada na edição deste sábado (2) do Diário Oficial do Estado (DOE), com base em projeto de lei de autoria do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos).
O Bloco Virgens de Tambaú é uma das manifestações mais emblemáticas do Carnaval da Paraíba, reunindo milhares de foliões na orla de Tambaú. Com o reconhecimento como patrimônio imaterial, a festa passa a receber proteção legal do Estado, garantindo sua preservação, valorização e continuidade como expressão da cultura popular paraibana.
Lei determina ações do estado para proteger o bloco
Segundo o texto da Lei nº 13.812, de 1º de agosto de 2025, caberá ao Poder Executivo adotar medidas específicas, por meio de órgãos competentes, para promover e proteger o bloco. Essas ações incluem o apoio logístico, incentivo à divulgação e políticas públicas que assegurem a permanência do evento no calendário cultural do Estado.
Bloco Virgens de Tambaú:
O bloco existe há 38 anos e é famoso por reunir homens vestidos de mulher em tom bem-humorado, promovendo irreverência e inclusão. A festa se consolidou como um dos principais atrativos do pré-Carnaval de João Pessoa, movimentando o turismo, o comércio local e a cadeia cultural.
Com o novo status, o evento passa a ter uma espécie de ‘proteção especial’, sendo um marco na valorização da identidade cultural da capital paraibana.
Confira detalhes da nova lei:

