Festival Aruanda

Câmara de Vereadores cria Troféu Sétima Arte para premiar cinema produzido na capital

A iniciativa será apresentada ainda esta semana na Câmara Municipal de João Pessoa como um projeto de lei

Câmara de Vereadores cria Troféu Sétima Arte para premiar cinema produzido na capital

Além do prêmio, a parceria prevê a exibição, na telona do festival, do documentário produzido pela TV Câmara de João Pessoa que conta os 70 anos de história do Legislativo Municipal — Foto:Reprodução

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, o mais importante festival de cinema da Paraíba na atualidade, realizaram uma parceria para criar o ‘Troféu Sétima Arte’, uma premiação voltada para o reconhecimento do cinema produzido em João Pessoa.

Os detalhes foram conversados na manhã desta quinta-feira (5) entre o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Marcos Vinícius (PSDB), e o idealizador do festival, o professor Lúcio Vilar.

“Dentro do projeto de valorização da cultura produzida em João Pessoa, firmamos essa parceria com o Fest Aruanda, que é um festival reconhecido em todo o país, para estimularmos a produção cinematográfica aqui da nossa cidade e reconhecer o talento dos que se dedicam à sétima arte”, comentou Marcos Vinícius.

A iniciativa será apresentada ainda esta semana na Câmara como um projeto de lei do presidente, que deverá percorrer o trâmite legislativo exigido pelo Regimento Interno da Casa e estrear já na edição deste ano do festival, que acontece entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro no Cinépolis.

Além do prêmio, a parceria prevê a exibição, na telona do festival, do documentário produzido pela TV Câmara de João Pessoa que conta os 70 anos de história do Legislativo Municipal. Um documentário sintetiza a série que a emissora exibe semanalmente, com depoimentos e entrevistas com vereadores, ex-vereadores, e ainda historiadores e jornalistas, sob a direção do cineasta Lúcio César, servidor efetivo da Casa.

Uma terceira iniciativa, acertada durante o encontro, do qual também participaram a vereadora Raíssa Lacerda (PSD), 1º secretária da Mesa Diretora; o secretário de Comunicação, Janildo Silva; e o servidor Lúcio César, vai beneficiar jovens estudantes de escolas públicas aqui de João Pessoa. A ideia é que a Câmara e o festival promovam oficina para esses jovens, interessados em ingressar no universo da produção cinematográfica.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa