Em João Pessoa

Centro Cultural São Francisco abre nova exposição na 22ª Semana Nacional de Museus e destaca símbolos de fé

Centro Cultural São Francisco abre nova exposição e oferece programação gratuita na 22ª Semana Nacional de Museus. A programação conta com rodas de conversa e visitação guiada gratuita.

centro cultural são francisco, exposição, ex-votos

Foto: Divulgação/Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco abre nova exposição e oferece programação gratuita na 22ª Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio por todo país e tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O movimento tem o objetivo de valorizar e divulgar os museus brasileiros e intensificar a relação deles com a sociedade.

O Centro Cultural São Francisco preparou uma exposição especial com símbolos que carregam fé e devoção: os ex-votos. Após um trabalho de pesquisa e curadoria realizado em parceria com os alunos e professores do curso de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram selecionadas peças do acervo próprio do Centro Cultural e os testemunhos históricos por trás de cada uma.

“As peças que compõem a coleção de ex-votos nos permitiram falar não apenas de aspectos da religiosidade do povo brasileiro, mas também da nossa arte e da nossa cultura. O acervo está envolto em meio a histórias de superação, conquistas e realizações de pessoas comuns, do nosso dia a dia, é importante que essas histórias sejam narradas dentro das instituições museológicas”, conta Jéssica Teles, museóloga do CCSF e curadora da exposição.

A exposição “Ex-votos: Fé, Promessa e Gratidão” será aberta na quarta-feira (15), às 19h. Na ocasião, também será lançado um catálogo sobre a temática da mostra e logo em seguida, acontecerá uma roda de conversa com as pessoas envolvidas na curadoria. A programação da 22ª Semana Nacional de Museus ainda conta com uma roda de conversa com o historiador e curador Augusto Moraes no dia 16; apresentação de material educativo criado sobre a nova exposição no dia 17, e uma visitação guiada na tarde do dia 18.

Ex-votos

Objetos oferecidos a uma divindade ou entidade espiritual, geralmente santos católicos e representações marianas, os ex-votos são uma forma de agradecimento pela interseção em uma graça alcançada (cura de problemas de saúde, aquisição de um imóvel ou de instrumentos de trabalho, efetivação de casamentos, superação de vícios, etc.) Eles são uma expressão palpável de devoção religiosa.

22ª Semana Nacional de Museus – Programação completa no Centro Cultural São Francisco:

Dia 15/05

19h – Lançamento da Exposição e do Catálogo “Ex-votos: Fé, Promessa e Gratidão”

19h30 – Roda de conversa com alunos e professores do Curso de Ciências das Religiões da UFPB sobre o processo de curadoria para a exposição

Dia 16/05

14h – Roda de conversa com o historiador e curador Augusto Moraes e a equipe do CCSF sobre a coleção dos ex-votos

Dia 17/05

14h – Apresentação do material educativo sobre a exposição “Ex-votos: Fé, Promessa e Gratidão”

Dia 18/05

14h – Visitação guiada gratuita

 

 

 

 

Com informações do Centro Cultural São Francisco

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Gusttavo Lima e Bell Marques são atrações do São João de Patos nesta quinta-feira

2

Cultura

Matheus Fernandes, do hit ‘Balanço da Rede’, faz show gratuito hoje no Bar da Curva, em Campina Grande

3

Cultura

São João de João Pessoa começa hoje com shows de Elba Ramalho e Banda Encantus; confira programação completa

4

Cultura

Wesley Safadão revela que vai jogar em um time paraibano de futebol

5

Cultura

Show de Thiago Freitas é cancelado no São João de Campina Grande