O artista plástico paraibano Chico Ferreira lança, na próxima quinta-feira (13), o livro onde é narrada sua trajetória como pintor e ceramista. O lançamento acontecerá na Casa do Artesão, na Avenida Cabo Branco, 3546, às 20h, e contará com as presenças de amigos, artistas e intelectuais.
O projeto do livro de Chico foi aprovado no Fundo Municipal de Cultural. A obra foi editada por Juca Pontes, da Forma Editorial, e tem dois textos críticos do jornalista William Costa, com tradução para o inglês feita por Vitória Lima. A fotografia da obra é de Roberto Coura e a impressão foi feita na Gráfica JB.
Chico Ferreira descende de uma família de agricultores e nasceu na Fazenda Buenos Aires, em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Em 1970 muda-se para João Pessoa, onde até hoje reside e trabalha.
Em 1982 faz sua primeira exposição individual de pintura no antigo Hotel Tropicana, em João Pessoa. A partir desta primeira mostra, sua vida se liga definitivamente às artes plásticas. Começa trabalhar com cerâmica, fazendo experimentos com a aplicação de tinta e vidro no barro
Seu ateliê, em João Pessoa, é visitado por artistas, estudantes, gente interessada em arte e por físicos que procuram entender como Chico chegou a tamanha perfeição trabalhando com cerâmica, sem ter nenhum ensinamento acadêmico nessa área.
Chico Ferreira já levou sua arte para diversas cidades brasileiras, onde expôs de forma coletiva e individual em Recife, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre.
Também já expôs seu trabalho em cerâmica, por mais de uma vez, na França, Espanha e Portugal.
Assessoria