Modernidade

Controladoria-Geral da União anuncia novidades no Portal da Transparência

As novas ferramentas de pesquisa permitirão consulta pelo nome de um servidor ou de uma empresa, todas as informações relacionadas como valor de salários, custo de diárias e passagens, recursos financeiros recebidos.

Controladoria-Geral da União anuncia novidades no Portal da Transparência

CGU anuncia novo Portal da Transparência — Foto:Reprodução

A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou hoje (28) novidades do “novo Portal da Transparência”, como ferramentas de pesquisa, que permitirão, por exemplo, que o cidadão consulte, pelo nome de um servidor ou de uma empresa, todas as informações relacionadas como valor de salários, custos de diárias e passagens, e no caso de pessoa jurídica, recursos financeiros recebidos, punições que tenham sofrido e a lista dos contratos que mantém com o Poder Público.

A ideia foi modernizar o site, que até então vinha recebendo incrementos apenas de informações alimentadas. Agora, segundo o órgão, as pesquisas permitem que vários bancos de dados, de diferentes órgãos, sejam cruzados para fornecer o máximo de detalhes sobre os usos de recurso públicos.

Além das ferramentas de busca, o sistema agora também permite recorrer às tabelas interativas, agregando valores ou incluindo colunas de acordo com o interesse do usuário. Outra novidade é que o Portal agora pode ser acessado pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Em termos de conteúdo, foram incluídas novas informações como detalhes sobre licitações e contratos, acordos de leniência com empresas que cometeram atos de corrupção e despesas geradas por emendas parlamentares. Nesse último caso, o contribuinte poderá acessar qual foi a bancada e o deputado que destinou valores para uma determinada área, qual o volume de recursos e em que estágio está a liberação do dinheiro, além do nome da empresa contratada.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações