Escolas de Samba

Desfiles de sete escolas da Série Ouro do Rio de Janeiro abrem o carnaval 2022 no Sambódromo

Serão quatro dias de apresentações, a começar às 21h desta quarta-feira (20) e de quinta-feira (21), com as agremiações da Série Ouro.

Desfiles de sete escolas da Série Ouro do Rio de Janeiro abrem o carnaval 2022 no Sambódromo

Na sexta-feira (22) e no sábado (23) desfilam as escolas do Grupo Especial. — Foto:Reprodução

Depois de mais de dois anos fechado, o Sambódromo do Rio volta a abrir seus portões para receber os desfiles das escolas de samba. Serão quatro dias de apresentações, a começar às 21h desta quarta-feira (20) e de quinta-feira (21), com as agremiações da Série Ouro.

Na sexta-feira (22) e no sábado (23) desfilam as escolas do Grupo Especial.

As 15 escolas da Série Ouro têm entre 45 minutos e 55 minutos para se apresentar na Passarela do Samba. A campeã da disputa ascende para o Grupo Especial, no carnaval de 2023. As agremiações que ficarem nas duas piores colocações serão rebaixadas para a Série Prata e vão desfilar na Intendente Magalhães, no ano que vem.

Veja quem se apresenta nesta quarta-feira (20)

Em Cima da Hora (21h)
A escola reedita o enredo de 1984, “33 – Destino Dom Pedro II”, que conta a história do trem 33, que levava os passageiros de Japeri, na Baixada Fluminense, à estação Dom Pedro II, hoje Central do Brasil. A escola também vai destacar a variada gama de personagens que até hoje usam este ramal.

Acadêmicos do Cubango (entre 21h45 e 21h55)
A Verde e Branca de Niterói vai homenagear a atriz e yalorixá Chica Xavier, com o enredo “Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil”. A escola vai relembrar a trajetória artística de Chica, que fez papéis marcantes e populares em mais de 50 novelas, além do teatro e do cinema.

Unidos da Ponte (entre 22h30 e 22h50)
A representante de São João de Meriti vai levar para a Avenida o enredo “Santa Dulce dos Pobres – o anjo bom da Bahia” e falará da importância da solidariedade. A homenagem à Irmã Dulce, que dedicou sua vida a fazer caridade na Bahia, vai revelar que, além da sua fé inabalável, ela também foi admiradora das artes e até do futebol.

Unidos do Porto da Pedra (entre 23h15 e 23h45)
Com o enredo “O caçador que traz alegrias”, a escola de São Gonçalo vai homenagear a escritora e yalorixá Mãe Stella de Oxóssi, que lutou pelo respeito ao candomblé. Como mulher negra, soube defender seus direitos como mulher e mãe de santo. Graças a seus livros, transformou a sabedoria da oralidade da religião de matriz africana em conhecimento universal.

União da Ilha do Governador (entre 0h e 0h40)
O enredo “O vendedor de orações” vai exaltar a devoção a Nossa Senhora Aparecida na Sapucaí, através de uma mensagem de fé, esperança e amor. A escola vai contar a história da santa através do milagre da libertação do escravo Zacarias, que, num ato de fé, se vê livre das correntes quando estava a caminho do castigo. Ele, que era ferreiro, após o milagre promete confeccionar medalhas e terços e divulgar a fé em Aparecida em todos os cantos do país.

Unidos de Bangu (entre 0h45 e 1h35)

A escola vai levar para a avenida o enredo “Deu Castor na cabeça”, que mescla a história do bairro, do time de futebol Bangu Atlético Clube e o bicheiro Castor de Andrade, grande patrono do time das escolas de samba da região. A escola vai mostrar o desenvolvimento do bairro a partir da fábrica de tecidos e homenagear o contraventor, o mecenas do samba em Bangu e Padre Miguel.

Acadêmicos do Sossego (entre 1h30 e 2h30)

A escola de Niterói vai levar para a Sapucaí o enredo “Visões xamânicas”, profecias indígenas que alertam para o colapso do planeta, caso a humanidade não comece imediatamente a preservar e respeitar o meio ambiente. A escola vai promover um encontro entre líderes espirituais e povos indígenas de todo o mundo para buscar uma solução para a sobrevivência da Terra.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa