Cultura

Estação Nordeste:Rock dos Mutantes e som da Cabruêra são atrações dest

A atração nacional deste sábado fica por conta da banda Os Mutantes que tem mais de 40 anos de estrada e como estilo o rock psicodélico. A principal característ

A praia de Tambaú recebe neste sábado (16), os shows da irreverente banda Os Mutantes e dos paraibanos da Cabruêra, que mescla sons nordestinos com elementos da cultura popular. As apresentações começam às 21 h e fazem parte do Festival Estação Nordeste. 

A atração nacional deste sábado fica por conta da banda Os Mutantes que tem mais de 40 anos de estrada e como estilo o rock psicodélico. A principal característica da banda é a utilização de sons inovadores e truques de estúdio de todos os tipos. Seus integrantes são conhecidos como os pioneiros na mescla do rock com elementos musicais e temáticos brasileiros. Antes dos Mutantes, o rock tupiniquim copiava o que era tocado em outros países. Foi a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita Lee que se abriu o caminho do hibridismo. Outra característica do grupo era a irreverência. 

História – A banda Os Mutantes iniciou suas atividades em 1966, como um trio formado por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Da primeira apresentação, quando tocaram em um programa de TV, até o fim do grupo em 1978, apenas Sérgio Dias se manteve como integrante original. Ao longo dos doze anos foram gravados nove álbuns – sendo que dois deles, O A e o Z e Tecnocolor foram lançados apenas na década de 1990. Foi nessa década que a banda foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da música brasileira. 

No show deste sábado sobem ao palco a nova formação da banda: Sérgio Dias (voz, guitarra e violão), Dinho Leme (bateria), Vitor Trida (guitarra, violão, viola, flauta e voz), Bia Mendes (voz) Fabio Recco (teclado, voz e efeitos), Henrique Peters (teclado e voz) e Vinícius Junqueira (baixo). De acordo com a assessoria de Imprensa da banda, o repertório desta noite contará com os seguintes sucessos: Tecnocolor, El justiceiro, Minha Menina, Baby, Querida Querida, Teclar, 200 agarra um, Bagdá, Jardim Eletrico, Neuro Ciência, Top Top, Balada do Louco, Ando meio desligado, Cabeludo Patriota, Bis,m Bat macumba e Panis et Circences.

Som regional – Depois de uma temporada sem se apresentar em João Pessoa, a banda Cabruêra volta aos palcos da capital, desta vez para encontrar um grande público. A banda realiza o show de abertura do Festival Estação Nordeste deste sábado, a partir das 21h. A Cabruêra está há 10 anos na estrada tocando para plateias dos mais diferentes idiomas, com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa. Formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande (PB), a banda reúne quatro músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba até a música eletrônica. A banda Cabruêra se prepara para gravar seu primeiro DVD, na capital paraibana ainda este ano. No show deste sábado vai apresentar o novo trabalho do grupo Visagem e terá no palco a seguinte formação: Arthur Pessoa, Voz, violão e escaleta; Pablo Ramires, Bateria, Edy Gonzaga, no Baixo e Leo Marinho na Guitarra. 

Repertório – Quem for à praia de Tambaú assistir ao show da Cabruêra vai fazer um passeio pelas grandes composições do grupo que fizeram sucesso em coletâneas divulgadas pelo Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha. Eles têm muitas músicas sincronizadas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa. De festivais no exterior, a Cabruêra destacou-se no MIDEM na França, o Roskilde na Dinamarca, a POPKOOM na Alemanha, WOMAD na Itália e o Montreux Jazz Festival na Suíça. 

No Brasil o grupo tem passagem pelo Abril Pro Rock, Goiânia Noise, / Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre outros. Em 2008 o grupo participou do programa Som Brasilda Rede Globo em homenagem a Luiz Gonzaga e realizou sua décima turnê pela Europa. Atualmente está concentrada na produção do seu próximo álbum que terá o patrocínio da Petrobras Cultural e estará disponível gratuitamente no site Overmundo.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa

3

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

4

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

5

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril