Neste domingo

Funesc realiza edição especial do Espaço da Criança com atividades gratuitas

A edição de férias do Espaço da Criança contará com aulões de hip hop e de capoeira, feirinha cultural, contação de histórias e apresentação do espetáculo.

Funesc realiza edição especial do Espaço da Criança com atividades gratuitas

As atividades gratuitas se estendem até 18h, encerrando com participação do Coletivo Maracastelo. — Foto:Reprodução/Assessoria

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) preparou uma tarde de atividades direcionadas ao público infantil. É o que promete o ‘Espaço da Criança’, que acontece neste domingo (26), a partir das 14h. O evento, que costuma acontecer sempre no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, ganhou edição extra para integrar a programação do projeto ‘Janeiro na Funesc’. As atividades gratuitas se estendem até 18h, encerrando com participação do Coletivo Maracastelo.

A edição de férias do Espaço da Criança contará com aulões de hip hop e de capoeira, feirinha cultural, contação de histórias e apresentação do espetáculo ‘Diferenças’, com participação de ex-alunos da Escola de Circo Djalma Buranhêm. No Planetário, crianças e adultos poderão assistir à sessão especial que acontece às 17h. A bilheteria abre uma hora antes. No estúdio Made in PB e box Mago Cinzento as crianças poderão participar de oficina livre de desenho, jogos eletrônicos e brincadeiras.

Feirinha Cultural – Espaço Criativo – Reúne artesanato, variedades, brechó e gastronomia. A Feirinha é uma iniciativa da Funesc e funciona a partir do cadastro de artesãos junto à Fundação. Tem como objetivo estimular a economia criativa, contando com adesões de artesãos paraibanos e de outros estados da região, além da Sociedade Vegana Brasileira em João Pessoa. Lançado em agosto de 2015, o projeto surgiu como “Feirinha de Domingo” e foi reformulado, acompanhando a agenda de eventos da Funesc.

Espetáculo ‘Diferenças’ – Com elementos lúdicos, poéticos e oníricos, o espetáculo ‘Diferenças’ convida o público a um momento de reflexão sobre tudo ao redor: pessoas, cores, realidades difusas, entre outros elementos. A ideia é mostrar, numa mistura de circo, teatro e dança, as mais diversas vertentes das assimetrias presentes no cotidiano da sociedade. Em cena estão: Arthur Lima, Beatriz Araújo, Camille Luna, ClémentVialle, Gabriel Chaves, Eduardo Carvalho, Fernanda Barros, Mariana Lira, Wagner Varela e Yanca Medeiros.A direção fica por conta dos educadores, Daniel Nóbrega e Josemberg Pereira. A iluminação e concepção de figurino são assinadas por Vinicius Dadamo, enquanto que a caracterização é de Williams Muniz, a sonoplastia de Mariana Lira e a contrarregragem de Jonielson Brito. 

Sessão de Curtas Infantis – Mostra Sesc – Serão duas sessões – uma às 15h e outra às 16h, no Cine Banguê, com ingressos gratuitos limitados. A sessão das 15h exibirá os filmes ‘Icamiabas’(12’), ‘Clandestino’ (25’) e ‘O malabarista’ (11’). Na sessão das 16h, o público poderá assistir ‘LiLy’sHair’ (15’), ‘Vivi lobo e o quarto mágico’ (13’) e ‘A câmera de João’(22’). A distribuição de senhas é feita uma hora antes de cada sessão. Todos os filmes têm classificação indicativa livre.

Sinopses:
Icamiabas –  Brasil | 2017 | 12min | Ficção – Direção: Otoniel Oliveira
Um explorador comercial inveterado, o Bio Pirata, foi até a feira do Veropa para pilhar bem no dia em que as Icamiabas tinham ido fazer a feira para Tupam. Derrotado, ele decide se vingar juntando as duas inocentes criaturas, o Mapim e o Guari, em uma enorme e destruidora força de comer que pode acabar com a Feira do Veropa rapidinho, o insaciável Mapimguari.

Clandestino – Brasil | 2017 | 24min | Ficção – Direção: Barush Blumberg
Elenco: Maria Clara, Rita Maia, Jaqueline Barroso, Thiago Marques.
Tereza é uma garota comum com uma imaginação incomum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior. O que poderia ser mais uma viagem de ônibus em companhia de sua avó se torna uma grande aventura.

O Malabarista – Brasil | 2019 | 11min | Híbrido –  Direção: Iuri Moreno
Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

Lily’sHair- Brasil | 2019 | 15min | Ficção – Direção: Raphael Gustavo da Silva
Elenco: Regiane Gabriele, Bernardo Luiz, Vitória Mikaeli, Regina Silva, Adriana Brito, Izabela Nascente, Mel Gonçalves.
Lily é uma garota negra que mora com sua família no Cnojunto Vera Cruz, bairro da periferia de Goiânia. Ela se orgulha muito de sua negritude, mas não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, faz de tudo para conseguir fazer com que seus cabelos fiquem do jeito que sempre sonhou.

Vivi Lobo E O Quarto Mágico –  Brasil | 2019 | 13min | Ficção – Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
Elenco:  Uyara Torrente, Ana LuisaCaron, Danielle Rocha, IsabeleBlasius, Luiza Ribeiro Bravim, Victor Hugo Filartiga.
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Esta história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

A Câmera de João – Brasil | 2017 | 22min | Ficção – Direção: Tothi Cardoso
Elenco: Lucas Romão, Adilson Magha, Neusa Borges.
O filme acompanha a jornada do garoto João que traz consigo as heranças e memórias de seu avô Zeca retratadas por meio da curiosidade e paixão pela fotografia. Curioso, João interage com as lembranças da cidade e com as memórias dos seus avós.

Serviço:
Janeiro na Funesc – Espaço da Criança – a partir das 14h
Data: 26/01
Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Entrada: Gratuita
 
14h – Feirinha Cultural – Praça do Povo
14h – Studio Made in Paraíba e Mago Cinzento –jogos eletrônicos, brincadeiras e oficina de desenho
14h50 – Aulão de hip hop com integrantes do grupo SupremeBoyz
15h e 16h – Sessão de Curtas Infantis – Mostra Sesc | Classificação Livre | Cine Bangüê
15h30 – Contação de História, com Dayane Bezerra | Classificação Livre | Praça do Povo
16h10 – Aulão de capoeira, com Abadá Capoeira
17h – Sessão do Planetário – Classificação Livre | Bilheteria abre às 16h
17h – Espetáculo Diferenças – Classificação Livre | Teatro Paulo Pontes | Entrada: gratuita
18h – Encerramento com Maracastelo
 
Cine Bangüê – Sessão de Curtas Infantis – Mostra Sesc
Classificação indicativa: livre
 
Sessão 15h
Icamiabas – Direção: Otoniel Oliveira (Brasil, 2017, 12’)
Clandestino – Direção: Barush Blumberg (Brasil, 2017, 25’)
O malabarista – Direção: Iuri Moreno (Brasil, 2019, 11’)
 
Sessão 16h
LiLy’sHair – Direção: Raphael Gustavo da Silva (Brasil, 2019, 15’)
Vivi lobo e o quarto mágico – Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (Brasil, 2019, 13’)
A câmera de João – Direção: Tothi Cardoso (Brasil, 2017, 22’)

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa

3

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

4

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

5

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril