Cultura

Hall de Exposições Energisa expõe Alumbramentos, de Elpídio Dantas

“Cercada de uma exuberância floral, pousam as cores do artista com a leveza de um colibri. Nada mais. É tudo quanto lhe cabe na tela. O mais acontece por conta

“Cercada de uma exuberância floral, pousam as cores do artista com a leveza de um colibri. Nada mais. É tudo quanto lhe cabe na tela. O mais acontece por conta da obra em si mesma e graça dos deuses que apreciam o jeito de pintar do rapaz.” As palavras do saudoso jornalista e escritor paraibano Luiz Augusto Crispim são suficientes para definir, de forma simples e pungente, a arte de Elpídio Dantas, cujos trabalhos podem ser conferidos sob o título de “Alumbramentos”, no Hall de Exposições Energisa durante todo o mês de agosto, até o dia 31.

Paraibano nascido no sítio Logradouro, município de São Bento, Elpídio Dantas é um expoente das artes plásticas, graças ao primeiro contato com o universo da pintura através de uma professora em Brejo do Cruz, a D. Maria Olívia Maia. Antes de direcionar sua vocação, ainda em criança, Elpídio fez os seus primeiros desenhos utilizando carvão a lenha sobre as paredes de sua casa e com um bastão de madeira nos bancos de areia do Riacho Trovão. Ainda antes do mergulho definitivo nas artes plásticas, o artista trabalhou na agricultura com os irmãos e fabricou esculturas de ex-votos para fiéis. Em João Pessoa, trabalhou como desenhista publicitário e chargista político, na redação do Jornal O Norte.

Desde a sua primeira exposição em 1977, na galeria Pedro Américo (PB), Elpídio Dantas já viajou por todo o Brasil e mais meio mundo, entre mostras coletivas e individuais, além das inúmeras premiações. Passeando pelo figurativo e o abstrato, o artista exala sensibilidade e garra: “A verdadeira Arte é uma vocação. Eu mesmo esqueço até de comer ou de fazer qualquer outra coisa para me entregar às minhas telas”, explica Elpídio. O resultado desta entrega e sensibilidade é visível em todas as concepções do artista. Onde quer que estejam seus trabalhos, Elpídio Dantas é reverenciado pela delicadeza e sintonia de suas telas e esculturas, que incursionam ousadamente pelas vibrantes cores e formas, tons marcantes e linhas definidas, causando no espectador momentos singulares, impregnados de algo maravilhoso que, de repente, toca e encanta.

Serviço:

“Alumbramentos”, de Elpídio Dantas
Hall de Exposições Energisa
BR-230, Km25 – Cristo Redentor – João Pessoa – PB
PABX: (83) 2106-7000
Exposição de 3 a 31 de agosto de 2009
De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30

Atelier:

Rua Vicente Yelpo, 1280 – Bessa
Contatos: (83) 3245-2246/ 8848-9537
[email protected]
www.elpidiodantas.com.br

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa

3

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

4

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

5

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril