na Praça Rio Branco

Joab do Sax e Helton Souza são as atrações do Sabadinho Bom

O projeto Sabadinho Bom, que dedica às tardes de sábado aos gêneros fundadores da Música Popular Brasileira, o chorinho e o samba, traz neste dia 18 o saxofonis

Joab do Sax e Helton Souza são as atrações do Sabadinho Bom

O projeto Sabadinho Bom, que dedica às tardes de sábado aos gêneros fundadores da Música Popular Brasileira, o chorinho e o samba, traz neste dia 18 o saxofonista e flautista Joab do Sax e o cantor e cavaquinista Helton Souza. As apresentações, gratuitas, começam às 11h30 na Praça Rio Branco, Centro.

Joab Sobreira de Andrade, o Joab do Sax, vai apresentar para o público versões eternizadas do choro escritas por Jacob do Bandolim (“Gostosinho” e “Noites cariocas”), Waldir Azevedo (“Pedacinho do céu” e “Brasileirinho”), Severino Araújo (“Espinha de Bacalhau” e “Um chorinho para você”), Pixinguinha (“Carinhoso”), Cartola e Vinicius de Moraes.

Joab começou a trajetória musical no saxofone aos 12 anos, em Uiraúna (PB). Participou de vários grupos musicais no Sertão, como o Quarteto Luz de Saxofones, os Originais do Forró e a Orquestra Uiraunense de Frevo. O contato com a pluralidade rítmica regional naturalmente o encaminhou para a seara da música popular. Em João Pessoa, aprimorou-se no estudo do sopro com os saxofonistas Arimateia Veríssimo (Teinha) e Heleno Feitosa (Costinha).

Em 2008, lançou o primeiro CD solo instrumental, “Não desanime”, com releituras famosas do choro, baião, forró e frevo de nomes como Pixinguinha, Abel Ferreira e Severino Araújo. Também participou da Semana do Músico de João Pessoa, em 2012, e integrou a Camerata Popular da Paraíba. Tocou ainda ao lado de Diana Miranda e compôs a Orquestra PB Pop, do maestro Rogério Borges, e a Banda Filarmônica José Siqueira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Helton Souza

Com apenas 26 anos, este que é um dos representantes mais iluminados da nova geração do samba paraibano, vai apresentar no show músicas do primeiro CD, “Na Paraíba também tem samba”, e de intérpretes e compositores consagrados que o guiaram na carreira, a exemplo de Clara Nunes, Beth Carvalho e Cartola. Releituras de compositores locais, como Mauro Júnior e Mirandinha, também entram. “Comecei há 14 anos como percussionista de bandas-baile, mas fui ‘abduzido’ pela força do samba”, confessa ele, que também se arrisca no banjo.


Com ele sobem ao palco os músicos Milton (cavaquinho), Hélio 7 Cordas (violão de sete cordas), Serginho Ninja (repique), Anderson Paulista (surdo), Rafael Caramelo (reco), Paulinho Percussa (percussão) e Dandoca da Cuíca (cuíca). “Vamos contar também com a participação de um casal de dança de salão, d’A Nata da Gafieira, para repassar aos espectadores alguns passos a dois”, adianta.
 
Serviço:
Sabadinho Bom apresenta Joab do Sax e Helton Souza
Evento gratuito
 
Data: sábado (18)
Horário: 11h30 às 16h
Local: Praça Rio Branco, Centro
Contato: Joab do Sax (8600-1965) e Helton Souza (8834-6426)
 

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações