Show

João Pessoa faz 437 anos e “É proibido cochilar” foi a música mais tocada em shows

Ecad fez um levantamento sobre arrecadação de direitos autorais de execução pública na capital e no estado da Paraíba.

João Pessoa faz 437 anos e “É proibido cochilar” foi a música mais tocada em shows

A liderança ficou com “É proibido cochilar”, de autoria de Antonio Barros, um dos grandes compositores da música regional, com sucessos gravados por Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elba Ramalho e outros. — Foto:Reprodução

A cidade de João Pessoa completa 437 anos nesta sexta-feira, 05 de agosto. Em comemoração ao aniversário da capital paraibana, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial e destacou as músicas mais tocadas em shows no município nos últimos cinco anos.  

A liderança ficou com “É proibido cochilar”, de autoria de Antonio Barros, um dos grandes compositores da música regional, com sucessos gravados por Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elba Ramalho e outros. 

Logo em seguida, “Frevo mulher”, de Zé Ramalho, apareceu na segunda colocação, seguida por “O xote das meninas”, de Zé Dantas e Gonzagão, em terceiro lugar. Completaram o top 5 “Ar-condicionado no 15”, de autoria de Renno Poeta, Vine Show e Junior Gomes na quarta posição e, empatadas em quinto lugar, “Procurando tu”, de Antonio Barros e J. Luna, e “Eu sei de cor”, de Lari Ferreira, Danillo Dávilla, Junior Pepato e Élcio di Carvalho.  

Arrecadação de direitos autorais  

No ano passado, mesmo ainda com o impacto da pandemia do coronavírus, João Pessoa foi o município que mais arrecadou na Paraíba, com uma participação de 52% de toda a receita do estado referente à execução pública de música. O segmento de destaque foi o de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, academias e outros estabelecimentos comerciais, com 62% da arrecadação municipal.  

Já o estado da Paraíba arrecadou, no ano passado, o total de R$ 3,8 milhões em direitos autorais de execuções públicas de música.  

“João Pessoa é o principal centro econômico do estado da Paraíba e a cidade sempre contribuiu historicamente com muita cultura e música para o país. Com a retomada de shows e eventos, a expectativa é que a arrecadação em direitos autorais no município e no estado volte a crescer. É fundamental a conscientização de todos sobre a importância do pagamento dos direitos autorais. Além de serem garantidos por lei, eles são destinados a todos aqueles que vivem da música”, afirma Giselle Luz, gerente da unidade do Ecad em Pernambuco e que é responsável também pela atuação na Paraíba.

Top 5 das músicas mais tocadas em shows nos últimos cinco anos em João Pessoa  
  
1 – É proibido cochilar – Antonio Barros  

2 – Frevo mulher – Zé Ramalho  

3 – O xote das meninas – Zé Dantas / Gonzagão  

4 – Ar-condicionado no 15 – Renno Poeta / Vine Show / Junior Gomes  

5 – Procurando tu – Antonio Barros / J. Luna  

     Eu sei de cor – Lari Ferreira / Danillo Dávilla / Junior Pepato / Élcio di Carvalho  

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer