
O espetáculo acontece no dia 20 de novembro, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa — Foto:Reprodução/Redes Sociais
No dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira (20), o Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, vai receber o Auto dos Orixás 2023. Como visto pelo ClickPB, a 13ª edição do espetáculo terá como tema ‘O Sagrado nas Relações Humanas’ e está marcado para às 19h. A participação é gratuita.
O evento já consolidado no calendário cultural da capital paraibana é realizado pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, como uma ação afirmativa e de comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra. É um ato público de resistência, valorização e difusão da cultura afro- indígena.
O que era apenas um espetáculo, o Auto dos Orixás idealizado em 2011, ao longo dos anos criou grandes proporções pela sua importância e magnitude. Este ano, além da encenação, será marcado por atividades ‘afro multiculturais’ que estarão no mesmo espaço, no sentido de estimular o fortalecimento de uma rede de grupos/entidades e artistas pretos da cultura paraibana.
Nesta edição contamos com o apoio corporativo do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e também da Fundação cultural de João Pessoa (FUNJOPE).
A abertura será às 19h, com a chegança do cortejo dos participantes (Integrantes dos elencos do Xirê e dos Orixás), vindo do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Praça do Bispo.

O Auto dos Orixás em sua 13ª edição tem a participação da Escola Ilú Odara, Coral Voz Ativa em sua celebração dos seus 30 anos de existência , a estreia do Coral ORIKIS – Vozes afro Indígenas, Coco de Guiné/UFPB, Clayton Barata, Malu Morena, Grupo Raízes .
Direção Geral: Elioenai Gomes
Roteiro: Elioenai Gomes, Luciana Peixoto e Luciano Peixoto
Coreografia: Luciana e Luciano Peixoto
Figurinos : Elioenai Gomes
Musicalidade: Ogã Fagner, Maestro Carlos Otavio e Victor Figueredo
Serviço: AUTO dos ORIXÁS
Horário: 19h
Dia: 20 de novembro
Local: Ponto de Cem Réis