Cultura pop

Lendário escritor de Batman, Dennis O’Neil morre aos 81 anos

Um dos maiores nomes das histórias em quadrinhos, Dennis O'Neil foi um dos pioneiros em trazer para os quadrinhos de super-herói temas do mundo real, como racismo, drogas e injustiça social.

Lendário escritor de Batman, Dennis O'Neil morre aos 81 anos

Dennis O'Neil era professor na Manhattan’s School of Visual Arts e escreveu o livro instrucional "The DC Guide to Writing Comics". — Foto:Reprodução

O roteirista e editor Dennis O’Neil morreu na noite desta quinta-feira(11), aos 81 anos. A família confirmou a morte do autor. A informação é do GamesRadar.

O’Neil é um dos maiores roteiristas de toda a história das HQs, tendo trabalhado com inúmeros personagens. Ele foi o editor de Batman para a DC Comics de 1986 até o ano 2000. Além disso, Dennis O’Neil é creditado, junto com o artista Neal Adams e o editor Julius Schwartz, pela criação e desenvolvimento do Batman a partir dos anos 1970 em diante. 

O’Neil criou e co-criou personagens que passaram a fazer parte da mitologia do morcego, como Ras’ al Ghul, Talia al Ghul, Leslie Thompkins, Azrael e muitos outros. Ele também esteve diretamente envolvido com a revitalização do Coringa, Duas Caras e outros vilões da galeria do morcego. 

Dennis O’Neil criou ou revitalizou muitos personagens da mitologia do Batman.

Ainda em parceria com Adams, O’Neil revigorou o Arqueiro Verde, o Lanterna Verde e iniciou uma era de HQs que questionavam injustiças sociais, tocando em assuntos complexos como política, drogas e racismo.

Em HQs do Lanterna Verde e Arqueiro Verde, Dennis O’Neil tocou em temas sociais delicados, como o vício nas drogas.

Além das obras na DC Comics, Dennis O’Neil também teve passagem pela rival Marvel Comics, escrevendo Demolidor, Homem de Ferro e Homem-Aranha — e o conceito dos Transformers, inclusive criando o nome Optimus Prime. Foi durante seu trabalho de editor na Marvel que o então recém-chegado Frank Miller foi contratado para escrever Demolidor — resultando numa das mais icônicas e premiadas fases do Homem Sem Medo.

O’Neil também trabalhou em roteiro para a TV, escrevendo episódios de Superboy, Batman: A Série Anikmada e G. I. Joe. 

Vida pessoal

Dennis O’Neil era professor na Manhattan’s School of Visual Arts e escreveu o livro instrucional “The DC Guide to Writing Comics”.

Mais tarde em sua carreira, O’Neil foi reconhecido pelas suas realizações. Ele foi o principal orador do evento “Quadrinhos e Justiça Social”, promovido pela Jimmy Carter Presidential Library, em dezembro de 2018. A cidade de Phoenix, no Arizona, elegeu 25 de maio o Dia do Dennis O’Neil em reconhecimento ao impacto na indústria americana dos quadrinhos e na sociedade americana em geral.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

3

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

4

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Cultura

Prefeitura de Campina Grande retoma obras do antigo Cine Capitólio; saiba o que será no local