polêmica

Livro ‘Vagina’ fala sobre relação entre órgão sexual e criatividade

  Já tinha visto a polêmica que o livro “Vagina – a New Biography“, Editora Ecco, (ainda sem tradução em […]

Livro 'Vagina' fala sobre relação entre órgão sexual e criatividade

 

Já tinha visto a polêmica que o livro “Vagina – a New Biography“, Editora Ecco, (ainda sem tradução em português) estava causando no exterior. Quando o livro apareceu em minha mesa, decidi fazer um teste entre meu círculo social para ver que reações o título causaria. A surpresa não poderia ter sido maior ao comprovar que, sim, também somos uma sociedade ultraconservadora quando o assunto se refere ao órgão sexual feminino – mesmo que a nudez da mulher seja totalmente estimulada por aqui a ponto de, muitas vezes, ser considerada uma “característica cultural” do país.

Ler o livro em ambientes públicos ou comentar, em uma roda de amigos, que essa era minha leitura atual causava, em um primeiro momento, olhos arregalados de espanto e, depois, risos tímidos ou envergonhados. Sempre ficava, no entanto, um certo “quê” de curiosidade no ar. O que será que a norte-americana Naomi Wolf, conhecida como uma fervorosa feminista, estaria propondo em sua tese sobre a vagina?

A autora Naomi Wolf e seu polêmico "Vagina - The New Biography" (Foto: Divulgação)

384 PÁGINAS SÓ PARA FALAR SOBRE ELA

A escritora conhecida por outro livro – “O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres” -, é defensora do feminismo e dos assuntos que o cercam. Em “Vagina”, que atualmente tem seus direitos disputados por muitas editoras brasileiras, ela tenta mostrar uma conexão entre o cérebro e esta outra parte do corpo da mulher, bem como provar que uma vagina saudável e feliz interfere positivamente na criatividade, na autoestima e no poder femininos. Muito mais do que um órgão sexual, a autora mostra em seu relato que a vagina sempre foi subjulgada por um pensamento machista, o qual conhece o “poder político” que ela exerce e, por isso mesmo, usa artifícios para enfraquecê-la.

Parte da inspiração para escrever sobre o assunto teria surgido depois que Naomi sofreu uma lesão no nervo pélvico, a qual afetou a possibilidade de ter orgasmos. A partir dessa experiência (e da volta de sua sensibilidade que, em entrevistas, a autora considera um “grande milagre”), Naomi foi descobrindo estudos neurofisiológicos capazes de mostrar como a vagina faz parte do cérebro e de que forma os neurotransmissores envolvidos em sensações como confiança e criatividade, por exemplo, estão totalmente conectados ao órgão sexual feminino. Esse seria o motivo de a sociedade patriarcal na qual vivemos tê-la “condenado” nos últimos cinco mil anos a ficar na submissão. A forma de se inferiorizar a mulher e seu papel na sociedade começaria com a mitificação e diminuição da importância da vagina.

Diversos estudos têm demonstrado que palavras de admiração ou de ameaça também podem influenciar diretamente o funcionamento sexual da vagina. Um ambiente estressante, por exemplo, afetaria negativamente o tecido vaginal, inibindo o orgasmo ou diminuindo o nível de confiança das mulheres.

O LIVRO "VAGINA" ESTÁ CAUSANDO POLÊMICA EM PAÍSES COMO OS ESTADOS UNIDOS (Foto: Reprodução)

ATÉ TU, APPLE?

Sim, até ela, uma das mais modernas empresas de tecnologia do mundo, que criou itens capazes de se transformarem em necessidade básica como iPhones e iPads, demonstra receio em relação ao assunto. Em sua loja no iTunes, a empresa censurou o título do livro de Naomi Wolf. Quem quiser comprá-lo irá encontrar o título descrito da seguinte forma: V****a.

Aparentemente, de acordo com o jornal “Huffington Post”, a palavra foi vetada por ser considerada muito explícita. Um podcast chamado “Monólogos da Vagina” também teria sido barrado na mesma plataforma. No entanto, segundo uma pesquisa rápida do mesmo jornal, publicações que remetem ao genital masculino não sofreriam a mesma censura. O livro intitulado “Why Is the Penis Shaped Like That”, por exemplo, aparece sem qualquer disfarce. Naomi Wolf parece ter mesmo razão…

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa