Cultura

Marisa Monte leva samba da Velha Guarda da Portela à Cannes

A cantora Marisa Monte já está em Cannes para promover a estréia do documentário “O mistério do samba”, que tem como tema o cotidiano e as composições da Velha

A cantora Marisa Monte já está em Cannes para promover a estréia do documentário “O mistério do samba”, que tem como tema o cotidiano e as composições da Velha Guarda da Portela. O filme será exibido às 21h30 deste domingo (25) num telão na praia para marcar o encerramento do festival.

Com previsão de estréia no Brasil para agosto, o filme tem direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, com produção assinada pela Conspiração. Além de Marisa, responsável por boa parte da pesquisa e das entrevistas presentes em “O mistério do samba”, participam do documentário os sambistas Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola, responsável pela produção do primeiro disco da Velha Guarda portelense ainda na década de 1970. O filme reúne dezenas de canções esquecidas da Portela que corriam o risco de desaparecer.

Filha de um ex-diretor da escola de samba carioca, Marisa conta que o interesse em fazer o filme surgiu do contato que teve com músicos da Portela no início dos anos 1990. “A partir daí, começamos a fazer encontros com eles todos, entrevistas, e levantamos um repertório grande de composições. Foi só aí que a Conspiração entrou e começamos a rodar o documentário”, disse a cantora a jornalistas brasileiros neste sábado (24) em Cannes.

Graças à pesquisa de Marisa, diz Carolina Jabor, “entramos de forma natural no universo da Portela, não com um olhar de gringo. Fomos ganhando intimidade com os sambistas, o que nos possibilitou um filme íntimo, sem invasão ou olhar de fora”, defendeu a diretora.

Apesar de usar imagens de arquivo, o documentário acompanha o cotidiano dos sambistas da Velha Guarda que ainda estavam vivos no final dos anos 1990, quando começou a ser produzido. “Por ser um grupo com várias formações ao longo dos anos, era mais interessante falar do lado humano, das figuras e da experiência de cada um. E de como essa experiência se reflete em suas composições”, explicou Marisa.

“O nosso objetivo era construir um universo poético. Tentar entender como essas pessoas que vivem no subúrbio conseguiram compor músicas tão inspiradas. É esse o mistério do qual fala o título”, completou Lula Buarque de Hollanda.

Para o lançamento do filme no Brasil, Marisa Monte e a Velha Guarda planejam promover dois shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, com datas ainda a serem confirmadas. O documentário também ganhará edição em DVD.

G1

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Do alemão ao inglês: confira cursos de idiomas gratuitos com inscrições abertas em João Pessoa

2

Cultura

Projeto ‘Sol Maior’ apresenta duo Chico Luís e Talles Ian nesta sexta-feira

3

Cultura

Lenine faz show gratuito em João Pessoa no dia 4 de agosto

4

Cultura

Ozzy Osbourne, cantor do Black Sabbath e pioneiro do heavy metal, morre aos 76 anos

5

Cultura

Após viralizar, Kelly Silva e Lucyanna Mel se apresentam na Globo; VÍDEO