'Fake news'

VÍDEO: médico diz que boato sobre Paulinha Abelha ter meningite provocou reação contra hospital e preocupação em quem teve contato com cantora da Calcinha Preta

O neurologista Marcos Aurélio Alves, que atende Paulinha Abelha no Hospital Primavera, em Aracaju, capital do estado de Sergipe, fez um apelo à imprensa na coletiva realizada nessa terça-feira (22). Ele lamentou que tenha havido ‘fake news’ com informações de que a cantora da banda Calcinha Preta estava com meningite. “Me pesou muito ter visto em meio de imprensa a afirmação de que essa senhora [Paulinha Abelha] estava vencendo um quadro de meningite bacteriana”, pontuou o médico.

O neurologista disse que a equipe médica do Hospital Primavera foi questionada pelo poder público em Sergipe por não ter notificado o suposto caso de meningite, o que, segundo ele, não há meningite na cantora de forró. “Criou-se um problema de saúde pública. Nós fomos inquiridos pela Saúde pública do porquê que existia uma paciente que a mídia divulgada que ela estava com a meningite e o poder público não tinha ciência disso.”

Ainda segundo o Drº Marcos Aurélio Alves, conforme apurou o ClickPB, “criou-se um conflito com as pessoas que viajaram no avião com ela [Paulinha] para saber se precisavam, ou não, tomar medicamentos. Se as pessoas que trabalhavam com ela na banda precisam se imunizar porque havia uma suspeita de uma bactéria na cabeça.”

O neurologista foi direto ao dizer que “essa informação é irreal. Pediria para vocês que utilizassem como fonte para informarem seus leitores aquilo que é colocado oficialmente. Nós colocamos nos boletins. E se houvesse a possibilidade dela ter um quadro meningítico de natureza bacteriana ou viral, que isso transporta um problema de saúde pública, isso teria sido notificado há muito tempo.”

Coletiva

Os médicos da Rede Primavera de Saúde, em Aracaju, estado de Sergipe, descartam que haja bactéria no cérebro e morte cerebral de Paulinha Abelha. Ainda de acordo com a equipe, o fígado da cantora da banda Calcinha Preta está desinflamando.

Os médicos relataram que Paulinha Abelha está em coma profundo e que, se não há morte encefálica, ela está em coma, mas está viva. “Em nenhum momento falamos aqui de morte encefálica da paciente.”

A equipe médica já recebeu resultados de alguns exames, os quais descartaram meningite e outras doenças. Os profissionais aguardam outros exames para descobrir o que causa o coma e as disfunções em diversos órgãos da cantora de forró.

Os médicos também relataram que não há, ainda, como confirmar que a ingestão de remédios para emagrecer, passados à Paulinha por uma nutróloga, tenham afetado sua saúde, mas que medicamentos têm efeitos colaterais e que essa hipótese está sendo investigada.

Internação

Paulinha foi internada em Aracaju, capital do estado de Sergipe, ao voltar ao seu estado depois de uma turnê em São Paulo com a banda Calcinha Preta. Em entrevista a um podcast em São Paulo, Paulinha já havia relatado ter se sentido mal.

Paulinha foi diagnosticada com problemas renais e tem feito diálise para “filtragem” do sangue. Foi apontado quadro infeccioso controlado em um boletim anterior.

Paulinha e Calcinha Preta em João Pessoa

Em 14 de janeiro e em 1º de fevereiro, Paulinha e a Calcinha Preta estiveram em João Pessoa, sendo em janeiro para um show aberto ao público, na Domus Hall, e em fevereiro durante uma festa particular no Bessa Grill.

Paulinha e a Calcinha Preta

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, conhecida como Paulinha Abelha, tem 43 anos e é natural do município de Simão Dias, em Sergipe. Está na banda Calcinha Preta desde 1998, embora tenha saído duas vezes do grupo para se dedicar a outros projetos musicais no forró. Voltou, mais recentemente, em 2018 e desde então permanece na banda sergipana.

Ela faz sucesso com várias músicas, entre elas a romântica ‘Louca por ti’ e a canção mais sensual ‘Baby doll’, na qual Paulinha convida rapazes gays para dançar no palco com ela, público o qual a cantora defende, inclusive com palavras de ordem na gravação do 6ª DVD da Calcinha Preta. “Abaixo o preconceito”, gritou durante a música ‘Baby doll’.

Saiba mais

Confira a íntegra da coletiva de imprensa sobre a saúde de Paulinha Abelha

Saiba mais