Praça Rio Branco

Meire Lima faz show e lembra ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Para o show deste sábado, Meire preparou um repertório diversificado. Ela será acompanhada por Pedro Pablo (sanfona), Rinaldo Vitorinni (violão) e Naldinho (bateria).

Meire Lima faz show e lembra ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Meire Lima nasceu em Itabaiana e iniciou sua carreira como cantora ainda criança. — Foto:Reprodução

A cantora Meire Lima se apresenta neste sábado (24), a partir das 12h30, na Praça Rio Branco, na programação do Sabadinho Bom. Na ocasião, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) vai fazer uma intervenção que integra a programação dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. 

Para o show deste sábado, Meire preparou um repertório diversificado. “Na verdade, o samba é o principal. Vamos passear por obras de grandes nomes que fizeram belas canções”, disse a cantora, destacando nomes como Dolores Duran, Pixinguinha, Benito Di Paula, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros compositores. Ela será acompanhada por Pedro Pablo (sanfona), Rinaldo Vitorinni (violão) e Naldinho (bateria). 

Meire Lima nasceu em Itabaiana e iniciou sua carreira como cantora ainda criança. Participou do coral de câmara da Caixa Econômica Federal. Apaixonada pelo forró, tem influências de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro. Ela foi finalista do Festival do Sesc, com a música ‘Contemplação’. 

Desde 2006, vem realizando shows pelo Nordeste com direção musical de Rinaldo Vitorinni. Participou de projetos de vários artistas paraibanos, como Vital Farias e Bebé de Natércio, dentre outros. Lançou o primeiro disco, o CD “De Avessos” e vem fazendo shows em várias cidades, além de atuar como professora de canto. 

Na próxima terça-feira (27), às 8h, no auditório da Fecomércio, haverá uma campanha de conscientização sobre Violência Psicológica. A ideia da campanha é mostrar que um relacionamento não precisa atingir um determinado nível de agressividade e desrespeito para ser considerado abusivo e violento. Discutir e identificar relacionamentos abusivos é o objetivo da hashtag #EleNãoTeBate, mas…    
 
A secretária da Mulher, Adriana Urquiza, lembra que essa campanha foi deflagrada para auxiliar as mulheres em situação de violência psicológica, para que consigam se auto perceber nessa condição. “É preciso que tenham consciência dos seus direitos e reúnam forças para o seu enfrentamento.  A conscientização é essencial para quebrar o ciclo de violência e abuso”, destaca a secretária.
 
A ação consta de duas palestras. A primeira é “Ele Não Te Bate, Mas: O Efeito Da Violência Psicológica Na Vida Das Mulheres”, que será ministrada pela Drª Ana Sandra Fernandes, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia e Presidente da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde.
 
O título da segunda palestra é “Violência Psicológica – Abordagem Criminal”, que será ministrada pela Drª Isabela Carla Cabral de Medeiros, advogada, Drª em Direito Criminal e Empresarial. O evento é gratuito, aberto ao público e destinado a estudantes universitários, profissionais e todas as pessoas que tiverem interesse no tema. Os participantes receberão certificação.
 
Mobilização – No dia 06 de dezembro, data em que se comemora O Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, é celebrado a Campanha Laço Branco – Homens pelo fim da Violência contra a Mulher. No Brasil, esse dia foi oficializado através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.
 
Essa campanha visa sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A escolha desta data remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa