Em Guarabira

Morre aos 95 anos poeta, violeiro e cordelista Ismael Freire

Ele tinha 95 anos e faleceu em Guarabira, no Brejo da Paraíba, onde morava desde os anos 1940, de acordo com nota divulgada pela Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Morre aos 95 anos poeta, violeiro e cordelista Ismael Freire

Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, 'A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião', 'A morte de Damiana em Lagoa das Velhas'; e 'O diabo solto no mundo montado na besta fera'. — Foto:Divulgação

Morreu nesta segunda-feira (18) o poeta, violeiro e cordelista paraibano Ismael Freire. Ele tinha 95 anos e faleceu em Guarabira, no Brejo da Paraíba, onde morava desde os anos 1940, de acordo com nota divulgada pela Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Ainda segundo a nota, “Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, ‘A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião’, ‘A morte de Damiana em Lagoa das Velhas’; e ‘O diabo solto no mundo montado na besta fera’.”

Veja a nota na íntegra

NOTA

A Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) lamenta o falecimento do poeta, violeiro e cordelista paraibano Ismael Freire, 95. O artista faleceu em Guarabira, onde residia desde os anos 1940. O sepultamento acontece hoje, no Cemitério Velho de Guarabira.

Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, ‘A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião’, ‘A morte de Damiana em Lagoa das Velhas’; e ‘O diabo solto no mundo montado na besta fera’.

Em 2018, o artista – nascido em Bananeiras e alfabetizado aos 28 anos de idade – foi indicado para receber o Registro de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba, como reconhecimento de sua importância para a cultura paraibana.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa