AGORA

Morre em Pernambuco ´Canhoto da Paraíba`, o mito do violão

Morreu no fim da tarde desta quinta-feira (24) um dos nomes mais importantes da música no Estado, o violonista Francisco Soares de Araújo, mais conhecido como C

Morreu no fim da tarde desta quinta-feira (24) um dos nomes mais importantes da música no Estado, o violonista Francisco Soares de Araújo, mais conhecido como Canhoto da Paraíba. Notícias iniciais dão conta que o paraibano faleceu na casa de sua filha em Recife devido complicações cardíacas e por um AVC, sofrido recentemente. 

Estabelecido em Recife, desde 1958, somente dez anos depois, Canhoto da Paraíba conseguiu gravar seu segundo disco, Único Amor pela finada gravadora Rozenblit. Este disco é que está sendo agora relançado em CD, com apoio de João Florentino, dono da rede de lojas Aky Discos e do selo Polysom. Entre tantos ótimos violonistas na cidade na época, Canhoto surpreendeu na escolha de quem iria acompanhá-lo. Escolheu o jovem Henrique Annes, de 22 anos e formação clássica. Francisco Soares sabia das coisas. Henrique veio a se tornar um dos maiores violonistas brasileiros, e fez parte de alguns dos mais interessantes projetos instrumentais, como a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco (que tem um maravilhoso disco relançado em CD) e lidera o grupo Oficina de Cordas. Se achou esta dupla pouco, é que ainda não sabe quem foi o produtor musical do disco. Nada menos do que o maestro Nelson Ferreira, que, o maior maestro/orquestrador de frevos que já existiu.

Canhoto veio a gravar apenas mais dois discos de carreira, ambos antológicos. Em 77, Paulinho da Viola produziu para a Discos Marcus Pereira o "Com mais de Mil". Esse disco já foi lançado em CD, mas a EMI tirou de catálogo quando compraram o acervo da Copacabana. Pela Caju Music gravou em 1993, seu último disco, "Pisando em Brasa", com as participações especiais de Rafael Rabello e Paulinho da Viola. Ainda pode-se encontrar este disco em CD pela Kuarup. Recentemente saiu em CD sua entrevista para o programa Ensaio da TV Cultura. Em 1998, Canhoto sofreu uma isquemia cerebral e ficou com o lado esquerdo do corpo paralisado, impossibilitando-o de tocar.

Da redação
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Do alemão ao inglês: confira cursos de idiomas gratuitos com inscrições abertas em João Pessoa

2

Cultura

Projeto ‘Sol Maior’ apresenta duo Chico Luís e Talles Ian nesta sexta-feira

3

Cultura

Lenine faz show gratuito em João Pessoa no dia 4 de agosto

4

Cultura

Ozzy Osbourne, cantor do Black Sabbath e pioneiro do heavy metal, morre aos 76 anos

5

Cultura

Após viralizar, Kelly Silva e Lucyanna Mel se apresentam na Globo; VÍDEO