exposição

Museu que conta História da Paraíba, no Palácio da Redenção, deve ser entregue ainda este mês, confirma João Azevêdo

De acordo com João Azevêdo, para abrigar o Museu que já está sendo montado, o Palácio da Redenção passou por uma série de reformas.

Museu que conta História da Paraíba, no Palácio da Redenção, deve ser entregue ainda este mês, confirma João Azevêdo

Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. (Foto: Leonardo Ariel/Jornal A União)

O Museu que vai contar a História da Paraíba, no Palácio da Redenção, localizado no Centro de João Pessoa, deve ser entregue ainda neste mês de agosto, como confirmou o governador João Azevêdo, nesta segunda-feira (4).

Conforme visto pelo ClickPB, a confirmação foi dada em entrevista concedida ao programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara FM direto do novo Hospital da Mulher, em Cruz das Armas.

De acordo com João Azevêdo, para abrigar o Museu que já está sendo montado, o Palácio da Redenção passou por uma série de reformas.

“No final do mês, vamos fazer uma entrega que para mim é extremamente especial, que é o Museu da História da Paraíba. Está sendo montado e preparado com um carinho muito grande, de uma beleza extraordinária, lá no Palácio da Redenção, que foi totalmente restaurado, recuperado e reconstruído. Está sendo montado um Museu que contará a nossa história. Qualquer cidadão terá acesso ali para conhecer e saber como foi que nós chegamos e onde estamos. A história da Paraíba vai estar disponível para os paraibanos a partir do final do mês de agosto”, revelou João Azevêdo.

Segundo o governador, a ideia da instalação do Museu surgiu quando João assumiu o governo, em 2019. O gestor explicou que havia reparado que poucas pessoas conheciam o Palácio da Redenção.

“Desde que cheguei ao governo, uma coisa me incomodava: poucas pessoas conheciam o Palácio da Redenção. A cada reunião que a gente tinha e perguntava, três ou quatro pessoas já tinham tido acesso ao Palácio. E como era possível aceitar aquilo considerando que a nossa história está dentro do Palácio, o paraibano precisava ter acesso ao prédio”, afirmou o governador.

Ainda de acordo com João Azevêdo, os gabinetes do governador, vice-governador e algumas secretarias que ficavam no prédio, passarão a funcionar em um outro edifício histórico localizado em frente à Praça Pedro Américo.

“Então, nós decidimos expulsar o governador de lá. Tiramos o gabinete do governador de lá, passamos para um outro prédio que também é muito bonito e que está sendo reformado em frente à Praça Pedro Américo, que vai sediar os gabinetes do governador, vice-governador e algumas secretarias”, explicou João Azevêdo.

Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. (Foto: Leonardo Ariel/Jornal A União)

Sobre o Museu e o Palácio

O museu vai ocupar o espaço onde por décadas funcionou a sede do Governo do Estado. Com investimento de R$ 11,5 milhões, a reforma e a adequação do Palácio da Redenção visam restaurar o edifício e transformá-lo em um centro cultural acessível a todos que desejam conhecer mais sobre a rica história da Paraíba.

O Palácio da Redenção foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 1980 e, desde então, sua preservação tornou-se uma prioridade.

O prédio está sendo cuidadosamente preservado e integrado ao museu, como feito em outros estados brasileiros, a exemplo de Pernambuco e Bahia.

As intervenções realizadas no Palácio da Redenção incluem a recuperação de esquadrias, janelas e portas; o acabamento do piso e do forro de madeira; além das melhorias nas instalações gerais do prédio.

Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. (Foto: Leonardo Ariel/Jornal A União)

Criado em 2021, por meio do Decreto no 41.817, de 4 de novembro, o museu tem por finalidade promover reflexão, estudo, ensino e pesquisa sobre pessoas e fatos relacionados à história da Paraíba.

A proposta do acervo é apresentar a evolução do estado desde a chegada dos primeiros colonizadores até os dias atuais, utilizando mídias analógicas e digitais, que permitirão uma experiência rica e interativa para o público.

O museu terá compartimentos dedicados a diferentes períodos da história da Paraíba, como a colonização, o primeiro e segundo reinados, o período provincial, a Revolução de 1930 e a Paraíba moderna.

Pela primeira vez, o público terá acesso a espaços antes restritos, como o gabinete do governador, um gesto que rompe com a tradição de separação entre o poder e o povo.

*Com informações do Jornal A União

Assista ao programa:

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Jota Quest é anunciado como atração do Réveillon de João Pessoa

2

Cultura

59ª Festa de Iemanjá leva programação religiosa e cultural ao Busto de Tamandaré

3

Cultura

Sexteto Brassil celebra o Movimento Armorial com concerto amanhã no Centro Histórico de João Pessoa

4

Cultura

Abertura do Natal Usina terá show encontro com Cátia de França, Juliana Linhares e Josyara; confira programação

5

Cultura

FliParaíba 2025 encerra neste sábado com shows de Joyce Alane e Mariana Aydar, em João Pessoa