Celebridades

Paulinha Abelha continua em grau profundo de coma e realiza hemodiálise, revela novo boletim médico

Cantora da banda Calcinha Preta também respira com suporte de aparelhos.

Paulinha Abelha continua em grau profundo de coma e realiza hemodiálise, revela novo boletim médico

Paulinha tem mais de dois milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. — Foto:Reprodução/Instagram

RIO — A cantora Paulinha Abelha continua em grau profundo de coma e segue internada na UTI. O nvo boletim médico divulgado nesta quarta-feira informa ainda a artista realiza hemodiálise, respira com o suporte de aparelhos, mas não tem necessidade de medicamentos para ajustar a poressão arterial. A equipe médica disse que segue realizando exames para avaliação e monitoramento contínuo de disfunções neurológicas, hepáticas e renais da vocalista da banda Calcinha Preta.

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira, os médicos que tratam Paulinha negaram que o quadro dela seja irreversível e admitiram que investigam a possibilidade da cantora ter sofrido alguma intoxicação medicamentosa.

— Ela chegou em coma, continua em coma, coma profundo. A pergunta que nos fazemos dia a dia é quais as etiologias que justificam ela estar na Escala de Glasgow 3, que é a mais baixa que se pode ter. Algumas hipóteses conseguimos excluir, como uma bactéria na cabeça. Isso é falso, não conseguimos isolar qualquer microorganismo que tenha causado esse dano renal, dano hepático e por último lesão cerebral. Essa foi a sucessão de eventos — afirmou o neurologista Marcos Aurélio Alves.

A escala de Glasgow varia de 3 a 15. Normalmente o paciente é intubado quando atinge o grau 8.

Doação de sangue

Nesta terça, familiares e amigos da artista informaram que ela depende de doação de sangue para seguir o tratamento médico. De acordo com o último boletim médico, Paulinha respira com ajuda de aparelhos e necessita de hemodiálise para ajuste da função dos rins.

Devido aos problemas renais, a cantora precisou ser submetida à diálise, um procedimento que consiste em remover as substâncias tóxicas que ficam retidas no organismo quando os rins deixam de funcionar adequadamente. Uma pessoa com a função dos rins comprometida pode deixar de produzir um hormônio chamado Eritropoetina, essencial para a produção de células vermelhas, que leva a um quadro de anemia.

Doenças graves podem afetar o funcionamento da medula óssea, que produz os componentes do sangue. Além disso, para pacientes internados por períodos prolongados, a perda de sangue também ocorre devido a alta quantidade de coletas para exames importantes.

Paulinha Abelha, cantora de 43 anos que foi internada em Sergipe no dia 11 de fevereiro e que está em coma desde o dia 16 Foto: Reprodução/Instagram

Artista começou a cantar aos 12 anos

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana está no Calcinha Preta desde 1998, quando entrou por indicação de Daniel Diau, cantor que havia ingressado recentemente na banda. Nascida em Simão Dias, pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes do interior de Sergipe, ela começou a cantar aos 12 anos em trios elétricos. Ainda jovem, fez parte das bandas Flor de Mel e Panela de Barro, mas precisou interromper a carreira por dificuldades financeiras.

Com o Calinha Preta, Paulinha participou de gravações de sucesso, como “Louca por ti”, “Ainda te amo”, “Baby doll” e “Liga pra mim”, em mais de 20 álbuns gravados com o grupo. Também ficaram marcadas as idas e vindas de Paulinha Abelha no Calcinha. Sua primeira saída da banda foi em 2010, quando trocou o grupo pelo GDO do Forró, mas voltou meses depois. No mesmo ano, ela arriscou um projeto ao lado de Marlus Viana, seu marido à época, que acabou não dando certo, o que fez com que ela retornasse ao Calcinha Preta. Paulinha saiu do grupo em outras duas oportunidades, em 2016, mas voltou em 2018, permanecendo desde então.

Hoje, Paulinha tem mais de dois milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. Ela namora desde 2017 o modelo Clevinho Santos. Nas redes, Santos tem pedido orações para a companheira.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer