Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cultura

Editoria sobre Cultura ir para editoria →

Software livre

Plataforma “Cultura na Paraíba” deve cadastrar, mapear e divulgar iniciativas culturais na Paraíba

A plataforma online é um software livre disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult), em parceria com o Instituto Tim

A plataforma Cultura na Paraíba vai oferecer um repositório de informações contribuindo tanto para modernização da Gestão Pública de Cultura quanto para atualização frente às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (Foto: Reprodução/assessoria)

Por

Foi lançada nesta terça-feira (13) a plataforma colaborativa online “Cultura na Paraíba”, sistemas que se propõe a cadastrar, mapear e divulgar iniciativas culturais que ocorram em todo o território paraibano. O lançamento aconteceu na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.

A plataforma online é um software livre disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult), em parceria com o Instituto Tim. Para solicitar registro, os agentes culturais devem acessar a página pb.mapas.cultura.gov.br e realizar o cadastro do e-mail.

Para Lígia Feliciano, governadora em exercício que marcou presença no evento, a plataforma é de extrema importância porque vai congregar em um só local todas as informações sobre o segmento cultural e ampliar o nível de conhecimento a respeito das ações de cultura no Estado. “A plataforma Cultura na Paraíba é fruto de uma boa parceria com o Instituto Tim e vai disponibilizar informações sobre diversas manifestações culturais. Então o artista, os profissionais de cultura, as empresas, podem colocar seus dados neste espaço e fazer parte deste grande acervo. É uma ferramenta que vai melhorar também a comunicação e a tomada de decisões, porque os gestores podem ter uma visão global dos acontecimentos deste segmento na Paraíba e optar pelos eventos que sejam mais interessantes para determinada área. Espero que a plataforma seja muito bem divulgada para que todos possam participar e ajudar a ampliar a cultura no nosso Estado”, frisou.

O secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, disse que através da plataforma será possível ampliar o acesso às informações sobre eventos, espaços culturais, programas e agentes de cultura. “Estamos criando um grande instrumento de gestão, porque temos uma vasta quantidade de informações sobre cultura, mas não temos propriedade sobre ela. A partir de agora vamos conseguir reunir essas informações em uma plataforma que já será aberta com mais de duas mil informações e mais de 500 locais de cultura. As pessoas vão poder entrar no site e fazer o mapeamento da sua própria região. Considero que este é um momento muito importante para a organização das gestões da cultura”, concluiu.

A plataforma Cultura na Paraíba vai oferecer um repositório de informações contribuindo tanto para modernização da Gestão Pública de Cultura quanto para atualização frente às novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

“Na prática, para participar da plataforma é só fazer o cadastro na página e seguir as orientações dadas para concluir sua contribuição para o mapeamento da cultura. A plataforma é colaborativa e podem ser modificadas constantemente. Todas as pessoas que fazem cultura podem participar, desde o tocador de pífano, a artesã, as mulheres que trabalham com arte culinária, enfim, é um espaço aberto para a cultura de uma foram geral”, explicou o gerente operacional de pesquisa da Secult, Rosildo Oliveira.

O representante do Instituto Tim, Felipe Leão, lembrou que plataformas semelhantes à que foi lançada na Paraíba já estão em funcionamento em outras localidades do Brasil, como em São Paulo e Ceará. “O sistema está em operação nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, entre outros. Todos estão funcionando muito bem e facilitando o acesso de informações para os agentes culturais e público. É uma parceria importante que dá mais ênfase e melhora a gestão da cultura no Estado da Paraíba”, observou.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Live 'Caneta Azul' bomba mais que Claudia Leitte e Paula Fernandes

Cantor paraibano Totonho pode perder audição de um ouvido após choque elétrico em fones

Paula Fernandes, Tom Zé e Waldonys fazem lives nesta segunda; confira programação completa

Solange Almeida, Gretchen, Seu Jorge e Alexandre Pires fazem lives neste domingo; confira programação completa